Comissão ouve ministro da Educação sobre fraude no exame de avaliação do ensino superior

camara-pode-votar-nesta-quarta-feira-mp-sobre-suspensao-de-contratos-de-trabalho-na-pandemia
Câmara pode votar nesta quarta-feira MP sobre suspensão de contratos de trabalho na pandemia
agosto 4, 2021
comissao-da-reforma-administrativa-discute-regras-para-contratacoes-temporarias
Comissão da Reforma Administrativa discute regras para contratações temporárias
agosto 4, 2021
comissao-ouve-ministro-da-educacao-sobre-fraude-no-exame-de-avaliacao-do-ensino-superior

04/08/2021 – 08:10  

Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Deputado Leo de Brito, autor do requerimento para a audiência

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta quarta-feira (4) com a presença do ministro da Educação, Milton Ribeiro, para debater denúncia contra o Centro Universitário Filadélfia (UniFil), de Londrina (PR).

A entidade foi investigada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) por fraude no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que avalia o ensino superior.

O deputado Leo de Brito (PT-AC), que pediu a vinda do ministro, citou reportagem do jornal Folha de S. Paulo, segundo a qual Milton Ribeiro protelou enviar à Polícia Federal apuração de fraude em entidade ligada a pastores aliados.

“Segundo a notícia, o ministro atuou nos bastidores a favor de um centro universitário denunciado por fraude no Enade 2019. A instituição é presbiteriana, assim como o ministro, que é pastor”, disse o deputado.

Leo de Brito disse que, conforme investigação do Inep, houve fortes indícios, sobretudo estatísticos, de fraude após a coordenadora da graduação da UniFil ter tido acesso à prova e às respostas com antecedência. “A fraude teria ocorrido no curso de biomedicina, a partir do vazamento da avaliação do ensino superior”, disse o deputado.

Nota do MEC


Em nota, o Ministério da Educação informou que enviou ofício à Polícia Federal após a conclusão das investigações internas e que as denúncias “foram apuradas adequadamente”.

Mas, segundo Leo de Brito, o ofício só foi levado à Polícia Federal em fevereiro deste ano, após o MEC ter encerrado a investigação de forma favorável à UniFil. “Evidências estatísticas da fraude, apuradas pelo Inep, foram ignoradas na decisão”, completou o deputado.

Hora e local


A audiência com o ministro da Educação será realizada no plenário 11, às 9h30.

Da Redação – RS

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *