Plenário destaca necessidade de investimentos no Agreste

sesc-piedade-reabre-com-novas-instalacoes-e-programacao-especial
Sesc Piedade reabre com novas instalações e programação especial
novembro 27, 2024
assembleia-lanca-manual-para-auxiliar-tramitacao-legislativa
Assembleia lança manual para auxiliar tramitação legislativa
novembro 27, 2024
plenario-destaca-necessidade-de-investimentos-no-agreste

A alta temporada de vendas do polo de confecções do Agreste e os investimentos e ações necessários para fortalecer e elevar a competitividade do arranjo produtivo pautaram o discurso do deputado Edson Vieira (União), na reunião plenária desta quarta (27). 

O parlamentar destacou a estimativa de aumento de 10% no comércio das feiras em comparação com o mesmo período do ano passado. E registrou o recorde de visitantes no Moda Center Santa Cruz do Capibaribe: mais de 170 mil pessoas, apenas no dia 15 de novembro. 

No entanto, Edson Vieira cobrou uma série de investimentos em infraestrutura viária e hídrica considerados estratégicos para manter a liderança do polo. Segundo o deputado, a conclusão da duplicação da BR-104, bem como a recuperação de várias rodovias estaduais, dentre elas as PEs 156 e 159, ligando Santa Cruz do Capibaribe à Barra de São Miguel, na Paraíba, devem ser consideradas “primordiais”. 

INFRAESTRUTURA – Para Edson Vieira, polo de confecções precisa de investimentos em mobilidade e abastecimento. Foto: Roberta Guimarães

Vieira também ressaltou que, diante da previsão de entrega da Adutora do Alto Capibaribe para dezembro, será importante construir sistemas de captação e tratamento de água para reforçar o abastecimento em toda a região Agreste.

No discurso, o parlamentar ainda pediu ações na área de segurança pública e incentivos para a qualificação da mão-de-obra local. 

“Nós não temos dúvidas de que, com os investimentos certos, em áreas estratégicas e trabalhando coletivamente, seremos capazes de garantir que o Agreste de Pernambuco seja reconhecido nacionalmente não apenas como uma terra de oportunidade, mas como modelo de desenvolvimento econômico e social”, salientou. 

Obras no Fragoso

OBRA – Intervenções no Rio Fragoso vão ajudar a enfrentar alagamentos em Olinda, apontou João Paulo. Foto: Roberta Guimarães

João Paulo (PT) destacou a importância das obras de requalificação do Rio Fragoso, localizado na região da Cidade Baixa de Olinda, conhecida por enfrentar alagamentos recorrentes durante os períodos chuvosos. Durante a manhã, ele participou de atividades relacionadas ao andamento das intervenções, que têm sido acompanhadas por ele. 

Segundo o deputado, os alagamentos na região não apenas desvalorizam os imóveis, mas também invadem residências, levando famílias a perderem suas casas e, em casos mais graves, resultando em mortes. O parlamentar enfatizou o projeto, que é fruto de uma parceria entre o governo federal, liderado pelo presidente Lula, e o governo estadual. A conclusão das obras está prevista para 2026. 

Além disso, comentou sua participação no Congresso Nacional de Bibliotecários, onde reforçou a importância da Lei Federal que obriga a presença de bibliotecas em todas as escolas do país. O deputado destacou o debate feito no evento sobre  a elaboração do novo Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL 2025-2034), que busca garantir o acesso democrático ao livro, promover a leitura e fortalecer a cadeia produtiva do setor. 

Intervalos religiosos

INTERVALOS – Renato Antunes voltou a defender espaço para manifestações religiosas em escolas. Foto: Roberta Guimarães

O deputado Renato Antunes (PL) levou ao plenário novamente a polêmica sobre o intervalo bíblico nas escolas, após a realização de audiência pública promovida pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) nesta quarta (27). Segundo ele, foram coletadas cerca de 17 mil assinaturas de alunos que sentiram-se cerceados por não se manifestarem religiosamente. 

De acordo com Renato Antunes, o Projeto de Lei nº 2.283/2024, de sua autoria, em análise na Comissão de Justiça, tem o propósito de criar uma legislação plural para garantir o chamado intervalo religioso. 

O intuito é que toda religião, que seja evangélica, católica, espírita, as religiões de matrizes africanas, todos que professam a fé, até mesmo os agnósticos, tenham o seu direito respeitado”, disse Antunes. 

Agrestina

RECURSOS – João Paulo Costa citou investimentos levados para o município de Agrestina. Foto: Roberta Guimarães

João Paulo Costa (PCdoB) agradeceu à Câmara Municipal de Agrestina, no Agreste Central, por ter lhe concedido o título de Cidadão Agrestinense. Ele listou recursos que enviou à cidade, com destaque para investimentos em áreas como saúde, calçamento de ruas e aquisição de máquinas agrícolas e ônibus escolares. 

O parlamentar também afirmou que vai continuar buscando benefícios para Agrestina. “Estarei em breve em Brasília, conversando com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, para que a gente possa em breve anunciar mais investimentos e mais recursos e para continuar melhorando a qualidade de vida do povo daquela cidade”, garantiu.


Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *