Cerimônia ecumênica marca abertura da celebração do Natal no Palácio Azul

seguranca-de-ciclistas-e-crimes-na-internet-em-pauta-no-assembleia-geral
Segurança de ciclistas e crimes na internet em pauta no Assembleia Geral
dezembro 6, 2024
deputados-destacam-aprovacao-de-data-em-memoria-de-frei-caneca
Deputados destacam aprovação de data em memória de Frei Caneca
dezembro 10, 2024
cerimonia-ecumenica-marca-abertura-da-celebracao-do-natal-no-palacio-azul

DIÁLOGO – Representantes de diferentes credos refletiram sobre o significado do Natal. Foto: Roberta Guimarães

Com o tema Natal de Paz, a  Alepe realizou nesta segunda (9), no auditório Sérgio Guerra, um culto ecumênico em Ação de Graças para os servidores da Casa. O evento marcou o início da programação especial de final de ano do Legislativo Estadual, que leva o nome “Natal no Palácio Azul”. A cerimônia contou com representantes dos segmentos evangélico, espírita, católico e de religiões de matriz africana. A celebração foi embalada ainda pelo Coral Vozes de Pernambuco, composto por funcionários e colaboradores da Alepe.

“Esta é uma ocasião de  alegria,  gratidão, união, fé e esperança. Ao olharmos para o ano que se finda, exaltamos as conquistas alcançadas com dedicação e, principalmente, o espírito de colaboração. Agradecemos a cada servidor e parlamentar que, com empenho e talento, contribuíram para o fortalecimento de nossa missão e o bem comum”, reforçou Pedro Paiva, chefe de gabinete do presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB).

Amor ao próximo

Durante a celebração, o padre Dom Marcelo, da Igreja do Rosário dos Homens Pretos,  falou da necessidade de fortalecer o amor ao próximo. “Todos nós temos uma missão a cumprir, e Deus nos convida a amar.  Nos dias atuais, viver o amor é algo bem complicado que nos pede sacrifícios – e Jesus está na cruz para nos dizer isto. Que tenhamos o hábito de todos os dias transbordar o amor. Essa é a nossa missão, pois do mundo não levaremos nada. A única bagagem é a nossa própria história. Quanto mais somos amor, mais transbordamos. Que a gente não se canse nunca dessa prática amorosa”, disse Dom Marcelo.

No mesmo sentido, a pastora Thaysa Rollemberg, da igreja Bola de Neve,  lembrou a importância de se ter uma comunhão com Jesus e de convidá-lo a fazer parte da vida o ano inteiro. “ Esse é um momento de festa, de confraternização, mas não podemos esquecer que o maior objetivo do Natal é o nascimento de Jesus. Através dele temos salvação, vida, saúde e alegria” exaltou.

Reflexão

Já para o Pai Roberto de Angola, trazer representantes das religiões de matriz africana numa Casa Legislativa ajuda combater o preconceito e a intolerância religiosa. “Todos nós somos filhos de Deus. Temos que ensinar e falar da nossa religião e respeitar todas, pois cada crença tem seu nome e sua fé. Estamos aqui para reforçar a importância de usar a fé de forma livre e sem preconceitos”, disse.

– Para Isaltino Nascimento (ao microfone) culto reforçou união e respeito inter-religiosos. Foto: Roberta Guimarães

Ednar Santos, representante da Federação Espírita Pernambucana, lembrou que, celebrar o natal de Jesus supera símbolos, roupa nova, comidas, bebidas, árvore de natal e casa pintada. Para ela, a vinda de Jesus simboliza a maior prova de amor do mundo. “Nós estamos vivendo um momento do ano de fazermos uma prestação de contas pra Deus. Esse é um momento de reflexão. Será que estamos cumprindo nossa missão de trilhar o caminho da Luz? Às vezes as pessoas se esquecem de até de agradecer. Não viemos passar férias, precisamos trilhar o caminho do bem”, alertou.

Superintendente-geral da Alepe, Isaltino Nascimento lembrou que o culto é uma ocasião para reforçar a união e o respeito entre as religiões. “Esse é um momento que representa o verdadeiro significado de democracia. Aqui damos espaço para diversas visões e aqui elas podem ser expressas de forma tranquila e respeitosa. Esse foi um ano onde a Casa, em nome da Primeira Secretaria e da Presidência, realizou muitas ações de respeito e união”, lembrou Nascimento.


Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *