Lojas on-line da Americanas e Submarino, do mesmo grupo, foram restabelecidas na quarta-feira (23). Sou Barato segue fora do ar. Shoptime voltou a funcionar nesta sexta-feira (25).
Reprodução
O site do Shoptime, do grupo Americanas SA, voltou a funcionar nesta sexta-feira (25), após quatro dias suspensos devido a um “incidente de segurança”.
As lojas on-line de outras duas empresas do grupo, Americanas e o Submarino, foram restabelecidas na quarta-feira (23). Por outro lado, a Sou Barato, segue fora do ar.
Entenda o caso:
Foi ataque hacker? O que se sabe sobre o caso
Se usar a mesma senha em outros serviços, é melhor trocar, diz especialista
Em comunicado nesta quarta, a Americanas informou que está restabelecendo seus e-commerces “gradualmente e com segurança”, e acrescentou que foi vítima de um incidente de segurança, mas que “não há evidência de comprometimento das bases de dados”.
O problema teve início depois que a companhia registrou um “acesso não autorizado” em seus servidores, no último sábado (19).
Após sofrerem instabilidade, as páginas de Americanas e Submarino saíram do ar no domingo (20). No dia seguinte, Shoptime e Sou Barato também ficaram indisponíveis para os consumidores, assim como os aplicativos das marcas do grupo.
Medidas anunciadas pela Americanas
A Americanas anunciou, na quarta-feira (24), a ampliação dos horários de atendimento e prazos para troca e assistência técnica de pedidos para minimizar prejuízos aos clientes.
Entre as medidas anunciadas, a companhia disse que o horário de atendimento será estendido nos canais online e de telefone, sendo de segunda a sábado, das 8h às 20h e aos domingos, das 8h às 14h.
Além disso, os prazos para troca, arrependimento de pedidos e assistência técnica também serão maiores, considerando as 4 marcas:
para arrependimento, passarão de 7 para 15 dias, contados da data da entrega dos produtos ao cliente;
troca e devolução por defeito de fabricação, os 30 dias serão ampliados para 45, com a garantia de atendimento, mesmo em caso de negativa do fabricante ou importador;
garantia legal mudará para 105 dias, mesmo em caso de negativa do fabricante ou importador. Hoje o prazo é de 90 dias.
A Americanas também promete entrar em contato com clientes que não receberam confirmação de pedidos e que não se comunicaram com os canais de atendimento da empresa.
No caso de reclamações por atraso ou ocorrências relacionadas ao fluxo de entrega, as questões serão tratadas em prioridade e respondidas em até 2 dias úteis.
A empresa está tirando as dúvidas dos clientes nos canais Minha Conta nos sites e aplicativos, e nos telefones 4003-4848 (Americanas), 4003-9898 (Shoptime), 4003-5544 (Submarino).
Por volta das 18h40 da quinta, os sites Shoptime e Sou Barato seguiam fora do ar, assim como seus aplicativos.
Entregas podem atrasar
Em contato com os usuários do Twitter, o perfil da Americanas admitiu que o problema pode atrasar as entregas de compras feitas em suas lojas online. Os clientes do Submarino e do Shoptime recebem as mesmas mensagens.
O time de relacionamento da marca também respondeu que a loja está “priorizando a normalização das entregas dos pedidos já realizados” para alguns usuários.
As lojas físicas da Americanas não foram afetadas pelo problema e estão funcionando normalmente, informa a companhia.
Raio-X da Americanas S.A.
Arte/g1