Comissão aprova obrigatoriedade de classificação de eletrodomésticos quanto à facilidade de limpeza

Comissão debate relação de emprego em aplicativos de transporte terrestre
julho 1, 2022
Comissão aprova isenção de tributo para celular comprado por aluno de extensão rural e da rede pública
julho 1, 2022

Consumidor

Medida também se aplica a equipamentos industriais com a mesma finalidade

30/06/2022 – 21:30  

Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados

Salomão: proposta traz segurança ao consumidor

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou projeto que torna obrigatória a classificação de eletrodomésticos destinados ao preparo de alimentos quanto à facilidade de limpeza. A medida também se aplica a equipamentos industriais com a mesma finalidade.

Trata-se do Projeto de Lei 2891/21, de autoria do deputado Bibo Nunes (PL-RS). Segundo a proposta, a comercialização desses equipamentos no mercado nacional fica condicionada à certificação do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), que deverá classificá-los quanto à facilidade de limpeza de partes e componentes sujeitos à contaminação por microrganismos.

O Poder Executivo regulamentará procedimentos, exigências e prazos para a certificação e concessão do selo do Inmetro.

O relator na comissão, deputado Helder Salomão (PT-ES), afirmou que a proposta traz segurança ao consumidor e permite que o usuário possa identificar as restrições de higienização e utilizar adequadamente os procedimentos para a correta e segura descontaminação.

“Não identificamos custos significativos aos produtores dos equipamentos, uma vez que os parâmetros do Inmetro serão benéficos para que estes produtos atinjam melhor grau de qualidade e adaptação aos princípios de segurança”, acrescentou o relator.

Tramitação


O projeto ainda será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier

Edição – Ana Chalub

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *