Mais cinco cidades brasileiras entram em situação de emergência por conta de desastres

Ministério da Justiça e Segurança Pública reforça a importância do registro virtual de ocorrência por violência doméstica
agosto 9, 2022
Ministério da Saúde lançou Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação no domingo (07/08)
agosto 9, 2022

Estão na lista municípios dos estados de Alagoas, Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul


Publicado em

08/08/2022 15h46

A Defesa Civil Nacional reconheceu situação de emergência em mais cinco cidades do país atingidas por desastres naturais. A portaria com os reconhecimentos federais foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (08/08). Confira neste link .

No Rio Grande do Sul, Cerro Grande enfrentou enxurradas e Rio dos Índios registrou chuva de granizo.

O município de São Sebastião, em Alagoas, foi afetado por chuvas intensas, enquanto Salgado de São Félix, na Paraíba, teve a situação de emergência reconhecida devido a alagamentos.

Por fim, a cidade de Franciscópolis, em Minas Gerais, passa por um período de seca. 

Como solicitar recursos federais

Após a concessão do status de situação de emergência ou de estado de calamidade pública pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres estão aptos a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Com informações do Ministério do Desenvolvimento Regional

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *