Outras Palavras ganha edição especial na 15ª Semana do Patrimônio Cultural

Pacheco prorroga contrato temporário do IBGE e outras três medidas provisórias
agosto 19, 2022
Miguel vai ao camelódromo, critica abandono do centro e promete reduzir impostos dos microempreendedores
agosto 19, 2022

Nesta segunda-feira (22), o EREM Nóbrega recebe o Jogo dos Patrimônios Vivos, além do Maestro Duda e do Clube Carnavalesco Misto Elefante de Olinda, Patrimônios Vivos de Pernambuco

Costa Neto/Secult

O ‘Jogo do Patrimônio’ vai possibilitar ao participante, de forma lúdica, um estímulo a novas percepções sobre o patrimônio cultural do Estado

Como parte da programação da 15ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, o projeto Outras Palavras, também realizado pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), realizará uma edição especial no Recife. Nesta segunda-feira (22), o EREM Nóbrega será palco de um encontro entre estudantes e educadores com o conteúdo do Jogo do Patrimônio Vivo, promovido pela Fundarpe, e a presença de dois Patrimônios Vivos do Estado, Maestro Duda e o Clube Carnavalesco Misto Elefante de Olinda.

Além do EREM Nóbrega, participam deste encontro estudantes e educadores do EREM Eurídice Cadaval, de Itapissuma. Além da apresentação do Jogo do Patrimônio Vivo de Pernambuco, Maestro Duda e o Clube Carnavalesco Misto Elefante de Olinda realizarão apresentações musicais para os estudantes, levando o frevo, Patrimônio Imaterial da Humanidade, para dentro da escola.

“Vale ressaltar que o Outras Palavras, projeto promovido pela Secult-PE/Fundarpe, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, é uma política pública que integra cultura, educação e cidadania com as variadas expressões artísticas, e tem como proposta promover a conexão entre estudantes e professores com a cultura pernambucana do Estado”, explica Oscar Barreto, secretário de Cultura de Pernambuco.

“Nesta edição a ideia é proporcionar um encontro entre estudantes e educadores sobre o conteúdo do Jogo dos Patrimônios Vivos e dois importantes Patrimônios Vivos para a cultura pernambucana. Na ocasião haverá um bate papo sobre o jogo, com a presença de Flávio Barbosa, assessor de Design e Moda da Secult-PE e criador do Jogo do Patrimônio Vivo; e Amanda Paraíso, da Educação Patrimonial da Fundarpe”, detalha Andréa Mota, coordenadora do Outras Palavras. 

JOGO DO PATRIMÔNIO – A publicação, produzida pela Gerência Geral de Preservação do Patrimônio Cultural da Fundarpe, surgiu da necessidade de atender o Plano estadual de cultura de 2018, especialmente no que diz respeito ao objetivo estratégico 6.1 de integração com a arte e a cultura. “O material também acolhe uma demanda de professores que, durante as edições do Seminário de Educação Patrimonial de Pernambuco, apontaram a necessidade de materiais didáticos na área de patrimônio cultural e sobre os Patrimônios Vivos”, pontua Amanda Paraíso, assessora de Educação Patrimonial.

A cartilha “Jogo do Patrimônio Vivo de Pernambuco” divide-se em duas partes. A primeira apresenta uma introdução ao tema da preservação do patrimônio cultural, material e imaterial, bem como  mestres, mestras e grupos registrados como Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco, responsáveis pela salvaguarda das diversas manifestações culturais de Pernambuco. A segunda disponibiliza duas opções de jogos, criados especialmente para o projeto, com o intuito de aproximar os Patrimônios Vivos dos estudantes.

SEMANA DO PATRIMÔNIO – Com o tema “Patrimônio Cultural: Resistências e Perspectivas”, a 15ª edição da Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco acontece de 15 a 30 de agosto, com a participação de 31 municípios pernambucanos e mais de 209 atividades, tais como ações educativas, cursos, exposições, lançamento de livros, oficinas, palestras, rodas de diálogo, seminários e visitas guiadas. Clique aqui e confira a programação.

Realizada desde 2008, a iniciativa tem o objetivo de comemorar o Dia Nacional do Patrimônio Histórico e estabelecer um amplo espaço de reflexão e debates sobre questões essenciais para a compreensão das formas de constituição, valorização, reconhecimento e preservação dos patrimônios culturais em sua diversidade.

Serviço:


Edição do Outras Palavras na 15ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco


Segunda (22), das 10h às 12h


EREM Nóbrega (Estrada de Belém 257, Encruzilhada, Recife)


Convidados:


– Flávio Barbosa: Assessor de Design e Moda da Secult-PE; Doutorando no programa de pós-graduação em Design da UFPE;


– Amanda Paraíso: Educação Patrimonial FUNDARPE; Historiadora, Mestre em Educação pela UFPE;


Patrimônios Vivos:


– Maestro Duda;


– Clube Carnavalesco Misto Elefante de Olinda

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *