Postado em:
Audiovisual | Funcultura
“O Bem Virá”, documentário da diretora e roteirista sertaneja Uilma Queiroz, foi o grande vencedor da competição Latino-Americana da 11ª Mostra Ecofalante de Cinema, realizada no Centro Cultural São Paulo, em agosto deste ano. O filme surgiu do encontro da diretora com uma fotografia de 1983. A imagem revela 13 mulheres grávidas enfileiradas contra um fundo agreste, na zona rural de Afogados da Ingazeira, Sertão do Pajeú, Pernambuco. Trata-se de uma representação das chamadas frentes de emergência, uma política pública de “combate” à seca, inicialmente voltada somente para homens. Com o incentivo do Funcultura, o filme, através de uma equipe formada, em parte, por historiadoras, narra a busca e o reencontro dessas mulheres, cujas histórias tensionam o imaginário sobre a seca, frequentemente retratado a partir da miséria, do flagelo e da retirada.
Contrariando uma estrutura agrária perversa associada à seca, o filme anuncia as conquistas dessas mulheres, como o acesso ao trabalho produtivo, à educação e à participação política. Um sertão verde também é o cenário onde essas múltiplas lutas são impressas, construindo discursos e imagens que não se limitam somente às resistências, mas compreendem, sobretudo, emergências de dignidade. Nas palavras do júri da competição, composto por Tetê Mattos (professora, cineasta e curadora), Amaranta César (professora e curadora) e Ceci Alves (cineasta): “com 13 mulheres, 13 vidas em gestação e uma fotografia do Brasil, retrata-se tanto as opressões de uma nação exploradora e patriarcal, quanto as formas de resistência feminina que insistem em afirmar e proteger a vida”.
Produzido pela Vilarejo Filmes e exibido em vários festivais nacionais e internacionais, “O Bem Virá” estreou, em 2020, no IX CachoeiraDoc, recebendo, a partir de então, premiações como o primeiro lugar do Prêmio Celso Marconi na 4ª Mostra Sesc de Cinema PE (2021); a menção honrosa no Festival Internacional de Documentários de Buenos Aires (FIDBA-2021); e, ainda, eleito como “Best film on women and women’s issue”, no Museum Talkies International Film Festival, na Índia, também em 2021. Sua primeira exibição em sala de cinema foi motivo maior de orgulho, uma vez que ocorreu na reinauguração do Cine Teatro São José, em Afogados da Ingazeira, cidade da qual provêm a maior parte da equipe e das protagonistas, as quais, por isso, puderam estar presentes na estreia. Confira abaixo o trailer do filme: