CCJ aprova proposta com ações contra hepatites virais no Julho Amarelo

Lasier Martins pede votação de projeto que susta efeitos da resolução do TSE
novembro 9, 2022
Câmara aprova projeto que aumenta penas para crimes sexuais contra crianças; acompanhe
novembro 9, 2022

Saúde

Texto prevê a promoção de palestras e atividades educativas, a veiculação de campanhas de mídia e a realização de eventos

09/11/2022 – 18:34  

Elaine Menke/Câmara do Deputados

Paulo Teixeira apresentou parecer pela constitucionalidade do texto

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou o Projeto de Lei 3765/20, do deputado Alexandre Padilha (PT-SP), que estabelece ações a serem desenvolvidas durante as atividades do Julho Amarelo, campanha voltada para a luta contra as hepatites virais. 

O relator, deputado Paulo Teixeira (PT-SP), apresentou parecer pela constitucionalidade da proposta. O texto tramitou em caráter conclusivo e, portanto, poderá seguir direto para o Senado, a menos que haja recurso para análise pelo Plenário da Câmara. 

De acordo com a proposta, que altera a Lei 13.802/19, o Julho Amarelo deverá incluir a iluminação de prédios públicos com luzes de cor amarela, promoção de palestras e atividades educativas, veiculação de campanhas de mídia e realização de eventos.

O foco das atividades e mobilizações estará na conscientização, prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos.

As atividades deverão ser desenvolvidas em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), de modo integrado em toda a administração pública e com instituições da sociedade civil organizada e organismos internacionais. 

Tipos de hepatites


As hepatites virais são enfermidades infecciosas que atacam o fígado e são classificadas como A, B, C, D e E, sendo as três primeiras as mais comuns no Brasil. Podem apresentar sintomas como pele e olhos amarelados, febre, tontura, enjoo e escurecimento da urina.

A hepatite A é transmitida por meio de água e alimentos contaminados pelo vírus ou por contato com doentes. Já a B e a C se transmitem por contato com o sangue contaminado ou por relações sexuais desprotegidas. Na rede pública, há vacinas para as hepatites A e B.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Paula Bittar

Edição – Marcelo Oliveira

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *