Economia

30/11/2022 – 08:16  

Secretaria de Cultura de Joinville

Pesquisadores encontram materiais em raro estado de conservação

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta quarta-feira (30) sobre os 50 Anos do Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville (SC). O pedido para realização do debate foi apresentado pelo deputado Rodrigo Coelho (Pode-SC).

Os sambaquis são formações artificiais decorrentes da ação de povos antigos que concentravam em um só local o descarte de materiais ou mesmo a deposição de cadáveres. Essas estruturas são encontradas por toda a costa brasileira e guardam em seu interior ricas informações sobre o modo de vida dos povos que os formaram.

Além de uma homenagem ao museu, Rodrigo Coelho quer debater a adequada exploração de seu potencial turístico. “Além da natural atividade de exposição de artefatos ao público, o museu também tem a relevante atividade de preservar e explorar os sambaquis da região, além de se empenhar em disseminar conhecimento sobre o tema junto à comunidade”, destacou.

Foram convidados para a audiência pública:

  • o secretário da Cultura e Turismo de Joinville (SC), Guilherme Gassenferth;
  • a gerente da Unidade de Patrimônio e Museus da Secretaria de Cultura de Joinville (SC), Roberta Meyer Miranda da Veiga; e
  • a coordenadora do Museu Sambaqui, Adriana Maria Pereira dos Santos.

Confira a lista completa.

O debate ocorre às 15 horas, no plenário 5.

Da Redação – GM

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura ‘Agência Câmara Notícias’.