Quer entrar na onda e testar o ChatGPT? Veja quais tarefas do dia-dia ele consegue fazer (talvez melhor do que você)

Segurança pública de Pernambuco ganha reforço com novos oficiais
janeiro 24, 2023
Nova regra fiscal deve ser discutida ainda neste semestre
janeiro 24, 2023

Em poucos segundos, polêmico robô conversador tira dúvidas, compartilha receitas culinárias, cria respostas para e-mails, resume textos, planeja viagens, faz redação… Mas tem suas limitações. ChatGPT: como usar o robô no dia a dia
A esta altura você provavelmente já ouviu falar do tal ChatGPT… Desde o fim do ano passado, o robô conversador vem ganhando holofotes por ser capaz um sem-número de tarefas em poucos segundos e, às vezes, tão bem ou melhor do que um humano.
O ChatGPT pode ser testado em um site, de graça: mais de 1 milhão de pessoas já fizeram isso (veja como). Mas, no futuro, ele deverá ser uma ferramenta que vai fazer parte de aplicativos que a gente já usa no dia a dia.
A Microsoft, parceira que tem investido bilhões no desenvolvimento do robô, já estaria planejando introduzir o ChatGPT no Word, Outlook e PowerPoint.
Quer entrar na onda e testar o ChatGPT? Confira 8 possibilidades para experimentar já:
1) 🔢 Bom de cálculo: o ChatGPT sabe lidar com números e ajuda com problemas de matemática. Segundo o próprio robô, ele tem habilidade com matemática básica, como contas de adição, subtração, multiplicação e divisão. “Também posso calcular raízes quadradas, potências e outras operações mais avançadas”, disse ele ao g1.
2) 👅 Mais que bilíngue: o ChatGPT pode ser uma alternativa ao Google Tradutor, mas é importante lembrar que, como é apenas um “modelo de linguagem”, sua precisão na tradução pode variar. Até por isso, ele aconselha você a procurar uma alternativa de revisão depois. O “chatbot” traduz textos em chinês, francês, alemão, italiano, japonês, coreano, português, russo e espanhol.
3) 🔎 Rival da busca do Google, maaaaaaas…: o robô é capaz de tirar dúvidas sobre qualquer tema: acontecimentos históricos e informações gerais. Mas, cuidado. Diferente do Google, ele não gera links nem fornece a fonte da informação.
Outra limitação: seus “conhecimentos” são baseados em dados colocados na internet até 2021. E a própria capa do site onde é possível testar o robô avisa que ele “pode dar informações erradas ou falsas”.
O próprio presidente-executivo da OpenIA, Sam Altman, admite: “É um erro confiar nele para qualquer coisa importante agora. É uma prévia do progresso; temos muito trabalho a fazer em robustez e veracidade”.
4) 🧾 Habilidade de escrita que impressiona: no cotidiano, a inteligência artificial permite o uso para responder e-mails, fazer resumos de textos, sugerir perguntas a partir de um texto fornecido, entre outras possibilidades. Pensa em usar na escola? Tem professor que já está desmascarando o “autor” robótico por aí…
SAIBA MAIS: ChatGPT escreve redação do Enem em 50 segundos; saiba quanto ele tiraria
5) 💌 Sem ideia para montar uma mensagem? Pede uma mãozinha: ele redige diferentes tipos de textos, como mensagens motivacionais, de aniversário, de boas-vindas e respostas a perguntas. Compartilhando mais informações com o chatbot, é possível gerar mensagens personalizadas para diferentes ocasiões.
6) 👩‍🍳 A fim de um lanchinho? Ele tem a receita: o ChatGPT tem várias receitas culinárias, como de bolos, tortas, pratos principais e sobremesas. Além de compartilhar a lista de ingredientes, o robô também fornece o modo de preparo. Nos testes do g1, ele deu o passo a passo para fazer bolo de laranja, pão de queijo e brigadeiro, por exemplo.
7) 📝 Planejador: a inteligência artificial ainda te ajuda a organizar tarefas rotineiras: começar a treinar, correr aos poucos, programar uma viagem, planejar aula ou iniciar um curso.
8) 💞 ‘Conselheiro’: não sabe o que dar de presente para sua mãe? Como escrever uma mensagem motivacional para o seu amigo ou qual filme assistir no Globoplay no próximo fim de semana? O robô também consegue dar dicas sobre vários temas. Você ainda pode compartilhar informações específicas para obter respostas mais precisas.
Ele também responde a perguntas existenciais e interage com frases emocionais, como “estou triste”. Mas, ainda na capa do site, a Open AI diz que “ele não é feito para dar conselhos” e poderá exibir conteúdo enviesado ou mesmo ofensivo.
‘Foi uma tortura’: o trabalho nos bastidores para tirar conteúdo tóxico do robô ChatGPT
Como testar
Qualquer pessoa pode testar o chatbot da OpenAI por meio de um site, gratuitamente. Basta criar uma conta (login e senha). Mas é preciso ter paciência: com tanta gente tentando, o site tem apresentado instabilidades constantes. Veja o passo a passo:
Acesse o site chat.openai.com/chat;
Toque em “Sign up” para criar uma conta;
Depois, “Create an OpenAI account”;
Informe um e-mail, senha e confirme a criação da conta;
Após a confirmação, toque em “Try it” no topo da tela;
Inicie a conversa com o ChatGPT.
Durante o período de teste, pode haver instabilidade devido ao número alto de acessos.
LEIA TAMBÉM:
Como é ter um chip no corpo: brasileiros contam
Chamada de vídeo 3D, tatuagem digital, impressora de sobrancelha: os destaques da maior feira de tecnologia do mundo

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *