Com foco na saúde e no trabalho, CAS tem quase 150 matérias para serem votadas

Nelsinho Trad propõe fim do voto secreto nas eleições da Mesa do Senado
fevereiro 15, 2023
No Palácio das Princesas, governadora recebe artistas e grupos culturais do Carnaval de Pernambuco
fevereiro 15, 2023

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) é uma das 15 comissões permanentes do Senado. Conforme o glossário legislativo da Casa, as comissões são colegiados nos quais os senadores trabalham na análise e na emissão de pareceres sobre proposições. As comissões dividem o trabalho legislativo com base em temas específicos. Nelas, os senadores discutem e votam projetos de lei ordinária, realizam audiências públicas e podem até convocar autoridades para tratar de assuntos ligados às suas atribuições.

De acordo com uma resolução interna do Senado, a CAS tem a competência de opinar sobre proposições ligadas ao trabalho e à saúde. Outras atribuições da comissão são: opinar sobre propostas a respeito das relações trabalhistas e discutir projetos relacionados à população indígena, à seguridade, previdência e assistência social. Controle e fiscalização de medicamentos, coleta de sangue e assuntos relacionados a transplantes também estão entre os temas da comissão.

Cabe ainda à CAS aprovar as indicações para os cargos de diretores da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com o presidente no último biênio, senador Sérgio Petecão (PSD-AC), a CAS foi uma das comissões mais produtivas no ano passado.

Matérias

A composição de uma comissão se renova a cada dois anos, no início da primeira e da terceira sessões legislativas. Agora no início de 2023 (primeira sessão legislativa), haverá a eleição dos presidentes das comissões e a indicação de seus integrantes. Na CAS, são 21 membros titulares e o mesmo número de suplentes — que terão já de início 149 matérias para analisar dentro da comissão.

Umas dessas matérias é o PL 641/2019, do senador Ciro Nogueira (PP-PI), que regula as advertências sobre os riscos associados ao uso de narguilé. A CAS também vai analisar o PL 3.813/2021, que tem o objetivo de criminalizar a criação e divulgação de notícias falsas, notadamente em casos envolvendo a saúde pública. Essa matéria veio como sugestão da CPI da Pandemia, que funcionou em 2021.

Deficientes

A comissão também tem um grande número de projetos com foco nos direitos da pessoa com deficiência. Um desses é o PL 1.232/2019, da senadora Mara Gabrilli (PSD-SP), que inclui os dependentes do trabalhador na hipótese de saque do FGTS para aquisição de órteses e próteses, em razão de deficiência. Outro projeto que será analisado na comissão, também de Mara Gabrilli, é o que regulamenta o exercício da profissão do atendente pessoal de pessoa com deficiência (PL 1.244/2019).

Também será analisado pela CAS o projeto que trata da oferta de atendimento acessível em serviços de atendimento emergencial, como é o caso do Samu ou da Defesa Civil (PL 2.767/2021). A proposta, de autoria do senador Romário (PL-RJ), a busca garantir que a pessoa com deficiência consiga, por meios acessíveis, contatar e receber a devida assistência dos telefones de emergência quando assim necessitar. O relator, senador Chico Rodrigues (PSB-RR), já emitiu parecer favorável à matéria.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *