Curso Videoarte Para Crianças chega a territórios quilombolas e indígenas de Pernambuco

Vídeo: Combate ao desmatamento ilegal tem de ser prioridade, diz Pacheco
fevereiro 28, 2023
Vídeo: Pedido de CPI sobre atos democráticos deve ser submetido ao Colégio de Líderes, diz Pacheco
fevereiro 28, 2023

Promovida com incentivo do Funcultura, Iniciativa de ensino em que a experimentação das artes visuais se une à ludicidade da brincadeira acontecerá na comunidade quilombola Conceição das Crioulas, em Salgueri; e no Território Indígena Xukuru, em Pesqueira

Divulgação

A iniciativa propõe um espaço de experimentação audiovisual para crianças indígenas e quilombolas

O curso Videoarte Para Crianças, produzido com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura, será ministrado do dia 1º a 10 de março, nas comunidades Quilombola Conceição das Crioulas, em Salgueri; e no território indígena Xukuru, em Pesqueira. A iniciativa propõe um espaço de experimentação audiovisual para crianças indígenas e quilombolas, considerando o fazer artístico como prática educacional no qual o aprender se dá através da brincadeira e na busca das histórias de cada comunidade visitada.

Uma das características principais do projeto é a equipe principal ser formada por educadores quilombolas e indígenas, que se unem à artista visual, educadora e cineasta, criadora do projeto, Lia Letícia, para ministrar as oficinas. Segundo a artista, “a presença de mediadores e profissionais de cada comunidade garante que efetivem na prática da sala de aula das escolas de suas respectivas comunidades o direito de suas crianças e jovens a uma educação escolar específica e diferenciada assegurado por lei.”

Divulgação

Ao final do curso e em cada localidade haverá uma celebração com a exibição das produções realizadas pelas crianças

Durante as aulas as novas tecnologias serão as ferramentas e também brinquedos utilizados a partir de um viés artístico e assentados num saber tradicional e ancestral, o da história oral.

Na oficina as crianças criam roteiros a partir da escuta de lideranças ou anciãos e anciãs que participam das aulas, garantindo o compartilhamento de suas próprias histórias contadas a partir de suas comunidades. Com recursos como a fotografia, desenho, pintura e técnicas como o cromaqui, as aulas buscam a aliança entre novas e antigas tecnologias.

Ao final do curso e em cada localidade haverá uma celebração com a exibição das  produções realizadas pelas crianças como forma de fortalecer os laços com a comunidade e partilhar os processos como forma de aprendizado. Além disso, os trabalhos criados poderão ser acessados gratuitamente na página do projeto no Instagram (@videoarteparacriancas).

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *