ATIVIDADES – Coordenador do grupo, Henrique Queiroz Filho anunciou visitas a barragens e áreas de risco. Foto: Nando Chiappetta

A Alepe instalou, nesta terça (07), a Frente Parlamentar de Prevenção e Acompanhamento dos Efeitos das Chuvas e Enchentes em Pernambuco. Segundo o Requerimento n° 27/2023, aprovado no Plenário no dia 14 de fevereiro, o colegiado deverá fomentar debates para auxiliar o desenvolvimento de políticas públicas que evitem tragédias em áreas sujeitas a deslizamentos, alagamentos e enchentes.

Coordenador do grupo, o deputado Henrique Queiroz Filho (PP) lamentou a morte de Israel Campelo dos Santos, de 19 anos, soterrado por um deslizamento de barreira em Águas Compridas, Olinda, no início de fevereiro. O caso foi o primeiro relacionado às chuvas em 2023. Ele ainda lembrou da catástrofe que levou a mais de 130 óbitos na Região Metropolitana do Recife (RMR) entre maio e junho de 2022. Para ele, o Poder Público precisa encontrar soluções com urgência para evitar que a tragédia se repita. 

“Dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) alertam para chuvas intensas nos próximos meses e não podemos nos acostumar com as perdas. É preciso investigar as causas e cobrar iniciativas de prevenção”, afirmou. Segundo o deputado, além do trabalho na Casa, a Frente cumprirá uma agenda externa. “Vamos realizar visitas às barragens da Mata Sul para acompanhar o andamento das obras e verificar as que estão paralisadas. Também vamos às áreas de risco, morros e encostas na RMR, para avaliar qual o melhor investimento: se contenção das barreiras ou remoção dos moradores para uma área segura”, acrescentou.

A integração entre municípios, Estado e União foi uma das abordagens sugeridas pelos parlamentares que compõem o grupo. O deputado João Paulo (PT) pediu a realização de ações de caráter metropolitano e a participação do Poder Executivo no debate. Jeferson Timóteo (PP), por sua vez, defendeu a realização de um projeto integrado com a bancada federal pernambucana para viabilizar a captação de recursos destinados a ações de prevenção e mitigação dos efeitos das chuvas. “Há mais de 2 mil áreas de risco em Pernambuco. São cerca de 800 mil pessoas diretamente afetadas”, disse.

Composição

A Frente Parlamentar de Prevenção e Acompanhamento dos Efeitos das Chuvas e Enchentes em Pernambuco tem como membros efetivos os deputados Aglailson Victor (PSB), Antonio Coelho (União), Dani Portela (PSOL), Eriberto Filho (PSB), João Paulo, Joel da Harpa (PL), Kaio Maniçoba (PP), Jeferson Timóteo e Romero Sales Filho (União).