ANIVERSÁRIO – Deputados estaduais prestigiaram evento em homenagem ao jornal Foto: Giovanni Costa

Os 25 anos da Folha de Pernambuco foram celebrados pela Alepe nesta quinta (20). A homenagem ocorreu no Auditório Sérgio Guerra, durante um Grande Expediente Especial que reuniu empresários, políticos e profissionais da imprensa. Na ocasião, foi enfatizado o papel do jornal e dos outros veículos do grupo EQM, como a Rádio Folha, nas transformações recentes da sociedade.

EMPRESA – Eduardo de Queiroz Monteiro dedicou a homenagem à resistência e à superação da equipe da Folha. Foto: Paulo André

Autor da homenagem, o deputado Sileno Guedes (PSB) fez a entrega de uma placa comemorativa ao empresário Eduardo de Queiroz Monteiro, presidente da Folha. Em discurso, o socialista mencionou que, desde o lançamento em 3 de abril de 1998, o diário atraiu os interesses das camadas mais populares ao priorizar as “pautas dos mais pobres”. “O trabalho da imprensa foi fundamental para mudar olhares e dar voz e vez à população”, expressou.

Guedes afirmou que a cobertura policial, pela qual o jornal ficou conhecido no início, mobilizou o poder público a propor respostas para reduzir os índices de criminalidade. Também destacou a presença constante dos repórteres desse veículo na cobertura da Alepe. “A Folha percebeu que é neste lugar que acontecem os fatos que mudam a vida dos pernambucanos”, afirmou.

IMPRENSA – “O trabalho do jornal foi fundamental para mudar olhares e dar voz e vez à população”, considera Sileno Guedes. Foto: Giovanni Costa

Ao presidir a solenidade, Waldemar Borges (PSB) se disse um admirador do trabalho feito pela equipe dos veículos do grupo EQM, liderada, segundo ele, por “um empresário sonhador, arrojado e que tomou gosto pelo ramo da Comunicação”. “Eduardo de Queiroz Monteiro ofereceu a Pernambuco e ao Brasil um veículo que tem prestado serviços importantes para a população e a democracia”, disse. O parlamentar ainda defendeu o legado do pai do empreendedor, Armando Monteiro Filho.

Queiroz Monteiro dedicou a homenagem à resistência e à superação da equipe da Folha, que, segundo ele, “se reinventa nos momentos mais duros”. “Essa homenagem nos comove e ilustra nosso jornal. Vamos continuar nas trincheiras defendendo as melhores práticas”, concluiu. Representantes da diretoria e do corpo editorial da Folha de Pernambuco também estiveram presentes no evento.