Governo afirma que solução para aeroportos do Rio sairá em breve

Lucas Barreto critica transposição ‘fatiada’ de servidores do Amapá
maio 9, 2023
Câmara aprova prioridade de atendimento em órgãos públicos para autistas e pessoas com mobilidade reduzida
maio 9, 2023

09/05/2023 – 17:35  

Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Marcelo Freixo quer voos internacionais para o Galeão

O secretário nacional de Aviação Civil do Ministério dos Portos e Aeroportos, Juliano Noman, disse que a solução para o problema dos aeroportos do Rio de Janeiro está “próxima”. Segundo ele, o nível de concordância entre as partes já é de mais de 90%. Noman falou em audiência pública da Comissão de Viação e Transportes da Câmara nesta terça-feira (9), mas não detalhou os termos do acordo.

A concessionária atual do Galeão, a Changi, de Cingapura, alega não ter receitas suficientes para pagar a outorga anual de R$ 1,3 bilhão e, no final de 2021, anunciou a intenção de devolver a concessão. Por outro lado, o aeroporto Santos Dumont, administrado pela Infraero, tem uma alta demanda.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, já sugeriu ao governo federal que limite os voos para o Santos Dumont aos vindos de Congonhas, em São Paulo, e de Brasília. A limitação teria a função de melhorar a demanda para o Galeão, principalmente na área internacional.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, concorda que é preciso fazer algo. “Não há voo internacional para o Santos Dumont. Ou se recupera o Galeão, ou se planeja o Galeão para que tenha voo internacional para o Rio de Janeiro”, disse.

Representando a Prefeitura do Rio, Carina Quirino explicou que a situação não pode ficar como está, independentemente do que ocorrer com a concessão. “Nós temos um problema de déficit de passageiros que não permite que esses dois aeroportos possam simplesmente agir economicamente livres. Ou seja, é preciso instituir uma política de coordenação aeroportuária para que esses aeroportos coexistam, porque, do contrário, haverá uma canibalização de vocações, que é o que tem acontecido”, ponderou.

Juliano Noman afirmou que o Galeão teve 5,7 milhões de passageiros em 2022 e o Santos Dumont, quase 10 milhões. Presidente da RIOGaleão, Alexandre Monteiro ressaltou que a capacidade do Galeão é de 35 milhões de passageiros.

Billy Boss/Câmara dos Deputados

Alexandre Monteiro: capacidade do Galeão é de 35 milhões de passageiros, mas recebeu 5,7 milhões em 2022

Débitos


O deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) disse que, caso a concessão seja devolvida, é possível que o governo tenha débitos com a Changi por causa de investimentos feitos. “Se avançar na direção de uma nova licitação, o grupo Changi vai cobrar o investimento que foi feito e não é pequeno”, alertou.

Diretor da Agência Nacional de Aviação Civil, Tiago Pereira explicou que, como o governo vem atendendo os pedidos anuais da empresa para a revisão dos pagamentos da outorga, talvez não haja saldo a pagar pelo governo em caso de devolução. A concessão deveria vigorar até 2039.

Tiago afirmou, porém, que a concessionária vem colaborando e se esforçando para manter investimentos e empregos até durante a pandemia de Covid-19. Pela Infraero, o superintendente Paulo Cavalcante disse que a capacidade do Santos Dumont ainda não foi atingida e está em torno de 15 milhões de passageiros.

Delmo Pinho, da Fecomércio do Rio de Janeiro, disse que o Santos Dumont não comporta bem nem os 10 milhões atuais. Segundo ele, os estudos feitos para a privatização do Santos Dumont afirmam que a capacidade máxima do aeroporto para operação com o conforto dos passageiros seria de 6,5 milhões.

Reportagem – Sílvia Mugnatto

Edição – Geórgia Moraes

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *