Delação de Cid prevê relatos sobre Braga Netto, Heleno e outros militares do governo Bolsonaro

quem-e-o-pai?-obra-da-pe-28-vira-briga-de-paternidade-entre-lula-cabral-e-jeferson-timoteo
Quem é o pai? Obra da PE 28 vira briga de paternidade entre Lula Cabral e Jeferson Timóteo
setembro 12, 2023
procon-recife-funciona-em-novo-endereco
Procon Recife funciona em novo endereço
setembro 12, 2023
delacao-de-cid-preve-relatos-sobre-braga-netto,-heleno-e-outros-militares-do-governo-bolsonaro

O tenente-coronel Mauro Cid vai contar em sua delação para a Polícia Federal (PF) o que testemunhou sobre a eventual participação de militares que trabalharam no governo Jair Bolsonaro (PL) em propostas de golpe de estado para mantê-lo no poder após a derrota nas eleições de 2022.

Os nomes estão entre as apurações com base nos detalhes a serem contados por Cid. A intenção é verificar se houve participação do ex-chefe do GSI e outros militares da administração Bolsonaro nessas tratativas para um golpe.

A PF também quer ouvir de Cid se o assunto foi discutido em alguma ocasião com o general Braga Netto, ex-ministro-chefe da Casa Civil, posteriormente, da Defesa de Bolsonaro. O general da reserva foi candidato a vice-presidente na chapa derrotada na eleição de 2022.

Agora, à PF, Cid quer detalhar quem são os militares e outros ex-ministros e funcionários do governo Bolsonaro que participaram das tratativas que se deram, entre outras localidades, no Palácio da Alvorada em dezembro passado.

Para a PF, são chamados dois tipos de roteiro de golpe: um civil, que tem Anderson Torres no comando, como personagem central – e o outro, militar – mas, ambos, sob comando de Bolsonaro, que não poderiam ter acontecido sem a anuência e participação do ex-presidente.

A preocupação de Cid, nos bastidores, é deixar claro que não vai delatar militares da ativa – mas promete esclarecer o que sabe sobre a participação e articulação de militares da administração Bolsonaro no roteiro do golpe.

Braga Netto teve sigilo telefônico quebrado hoje em operação da PF contra ex-integrantes do Gabinete de Intervenção Federal no RJ. As investigações não estão correlacionadas.

Além das propostas de golpe de estado após a derrota na eleição presidencial, o ex-ajudante de ordens vai contar como ocorreu a sua participação no caso das joias sauditas, bem como outros temas.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *