Crédito, Reprodução

Legenda da foto,

Marcos de Andrade Corsato (à esquerda), Perseu Ribeiro Almeida (centro) e Diego Ralf Bonfim (à direita) foram vítimas de um ataque na Barra da Tujica

Um grupo de quatro médicos foi vítima de um ataque a tiros num quiosque localizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

A ação, que durou menos de um minuto, aconteceu na Avenida Lúcio Costa, que fica à beira-mar, após a meia noite desta quinta-feira (5/10).

Duas vítimas, Marcos de Andrade Corsato, de 62 anos, e Perseu Ribeiro Almeida, de 33, morreram no local.

Diego Ralf Bonfim, de 35, foi socorrido ainda com vida e enviado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Ele é irmão da deputada federal Sâmia Bonfim (PSOL-SP) e cunhado do também deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ).

Já Daniel Sonnewend Proença foi encaminhado ao Hospital Lourenço Jorge, localizado na Barra da Tijuca. Segundo informações divulgadas à imprensa, o quadro dele é estável.

Os médicos estavam hospedados no Hotel Windsor, também na Barra, onde acontece a partir desta quinta-feira o 6º Congresso Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva do Pé e Tornozelo.

Imagens da câmera de segurança do quiosque, divulgados pelo portal G1, mostram que os quatro médicos estavam sentados numa mesa quando um carro parou na avenida e três homens armados desceram. Em menos de um minuto, eles fizeram os disparos e fugiram com o mesmo veículo.

Segundo a Folha de S.Paulo, a polícia trabalha com a hipótese de uma execução, pois os autores do ataque não levaram nada das vítimas e um deles até voltou ao local para realizar mais disparos depois da primeira leva de tiros.

Crédito, Reprodução

Legenda da foto,

Grupo tirou uma foto pouco antes do ataque

Reações públicas

Marcos de Andrade Corsato, de 62 anos, era médico do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT), do Hospital das Clínicas de São Paulo. Ele tinha mestrado na área pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e era especializado em cirurgias de pé e tornozelo.

Diego Ralf Bomfim, que foi resgatado com vida mas faleceu no hospital, e Perseu Ribeiro Almeida, que morreu no local, também fizeram residência médica no IOT.

Em nota, o instituto do Hospital das Clínicas de São Paulo afirmou que recebeu “com consternação” a notícia do falecimento dos três médicos.

“O IOT estende as condolências aos familiares e amigos”, diz o texto.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou as redes sociais para se manifestar sobre o ocorrido.

“Recebi com grande tristeza e indignação a notícia da execução de Diego Ralf Bomfim, Marcos de Andrade Corsato e Perseu Ribeiro Almeida na orla da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, na madrugada desta quinta-feira. As vítimas estavam na cidade para um Congresso Internacional de Ortopedia. Minha solidariedade aos familiares dos médicos e a deputada Sâmia Bomfim e ao deputado Glauber Braga”, compartilhou Lula.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, declarou que, “em face da hipótese de relação com a atuação de dois parlamentares federais”, a Polícia Federal acompanhará a investigação sobre o ataque.

“Após essas providências iniciais imediatas, analisaremos juridicamente o caso”, escreveu Dino.

O governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro (PL), afirmou que a Polícia Civil vai usar “todos os recursos necessários para chegar à autoria do crime bárbaro que tirou a vida de três médicos e feriu outro na Barra da Tijuca”.

Até o fechamento desta reportagem, os deputados Glauber Braga e Sâmia Bonfim ainda não haviam se manifestado publicamente sobre o ocorrido.