Tecnologia prejudica crianças

Sinner na Final do ATP
novembro 19, 2023
a-conta-de-roaming-de-r$-65-mil-que-abala-o-governo-da-escocia
A conta de roaming de R$ 65 mil que abala o governo da Escócia
novembro 19, 2023

Impacto da Tecnologia no Cérebro Infantil: Estudo Revela Resultados Contrastantes

Em meio à era digital, o crescente uso de dispositivos eletrônicos por crianças tem gerado preocupações entre pais e especialistas. Embora a tecnologia ofereça benefícios educacionais e de entretenimento, crescem as inquietações sobre os possíveis impactos do tempo de tela no cérebro, desenvolvimento e bem-estar das crianças.

Uma análise abrangente de 23 anos de pesquisa em neuroimagem apresentou conclusões ambíguas sobre o impacto da tecnologia cerebral infantil, com resultados predominantemente negativos. O estudo examinou 33 pesquisas que utilizaram técnicas de neuroimagem para avaliar os efeitos da tecnologia digital em 30 mil cérebros de crianças menores de doze anos.

Os achados revelaram que o uso prolongado de telas resulta em alterações no córtex pré-frontal, associado a funções cognitivas complexas, e afeta regiões cerebrais cruciais, como o lobo temporal, occipital e parietal. Impactos negativos foram observados na atenção, controle executivo, controle inibitório e na conectividade funcional do cérebro. A longa exposição às telas também se associou à redução da conectividade em áreas cerebrais ligadas à linguagem e controle cognitivo, potencialmente prejudicando o desenvolvimento cognitivo.

Apesar das descobertas desfavoráveis, seis estudos destacaram benefícios para o funcionamento cerebral infantil decorrentes de experiências digitais. Por exemplo, alguns usuários de dispositivos digitais demonstraram maior capacidade de concentração e aprendizado no lóbulo frontal. Além disso, a prática de videogames foi associada à melhoria das funções executivas e capacidades cognitivas.

Os pesquisadores sugerem que, em vez de impor limites rígidos ao tempo de tela, estratégias inovadoras e práticas podem ser desenvolvidas para promover o desenvolvimento saudável do cérebro infantil na era digital. O autor principal, Professor Hui Li, destaca a necessidade de orientação e apoio adequados dos legisladores para ajudar os pais a navegar no ambiente digital ao qual as crianças estão expostas.

Fotos: Divulgação

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *