Veneza cobra taxa para turismo controlado

Turismo inclusivo para mulheres rurais
abril 25, 2024
van-itinerante-do-santander-oferece-servicos-de-uma-agencia-bancaria
Van Itinerante do Santander oferece serviços de uma agência bancária
abril 25, 2024

Veneza Introduz Taxa Diária para Controlar Turismo em Massa

A cidade de Veneza deu início, nesta quinta-feira (25), à cobrança de uma taxa de entrada diária para seus visitantes, uma iniciativa destinada a conter o turismo em massa. No entanto, essa medida tem gerado relutância entre os moradores locais, que temem a transformação de Veneza em um “museu”.

Esta é a primeira vez que uma cidade no mundo implementa uma medida desse tipo. Cerca de 10 mil bilhetes foram vendidos online por 5 euros cada (equivalente a 27,96 reais na cotação atual), conforme informado pelo responsável adjunto de Turismo de Veneza, Simone Venturini, à AFP. Esses bilhetes, em formato de QR code, devem ser apresentados aos fiscais distribuídos em diversos pontos da cidade, principalmente na estação ferroviária de Santa Lucia, principal acesso a Veneza, reconhecida como Patrimônio Mundial da Unesco.

Apesar da taxa ser considerada moderada e de não haver um limite oficial de visitantes diários, as autoridades municipais esperam que isso desencoraje parte dos turistas que costumam lotar as vielas e pontes da cidade nos dias mais movimentados.

“Acho que é bom porque isso talvez freie o fluxo de turistas em Veneza”, comentou Sylvain Pélerin, um francês que visita a cidade há 50 anos. Foram instaladas bilheterias no saguão da estação ferroviária de Santa Lucia para fornecer informações e vender ingressos.

Essa medida surge em meio a um debate global sobre o turismo em massa, que tem gerado reações em diversos lugares, especialmente na Espanha, onde as autoridades tentam equilibrar o bem-estar dos moradores com a importância econômica do setor turístico.

O prefeito Luigi Brugnaro reconheceu que essa taxa é um “experimento”, e outras cidades do mundo estão de olho em seu desenvolvimento para avaliar a viabilidade de medidas similares.

Embora Veneza receba centenas de milhares de turistas nos períodos mais movimentados, contrastando com sua população residente de cerca de 50.000 pessoas, este projeto tem um alcance limitado. A nova tarifa será aplicada em apenas 29 dias de grande fluxo turístico ao longo de 2024, começando neste feriado na Itália e sendo cobrada quase todos os fins de semana de maio a julho.

A taxa será aplicada aos turistas que chegarem entre 08h30 e 16h00 locais e terão que adquirir seu QR code através do site oficial. Os visitantes que não pagarem a entrada poderão ser multados em valores entre 50 e 300 euros. Aqueles que passarem pelo menos uma noite na cidade estarão isentos da taxa. Apesar das exceções previstas, como para menores de 14 anos e estudantes, alguns moradores consideram a medida um ataque à sua liberdade e expressarão seus protestos durante o dia.

Fotos: Divulgação

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *