

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), realizou nesta quarta-feira (7) a entrega oficial da Casa da Justiça e Cidadania Dr. Paulo Mendes, no bairro de Prazeres. A unidade, vinculada ao Núcleo de Conciliação do TJPE, representa um importante passo na ampliação do acesso a serviços públicos e judiciais de forma humanizada e descentralizada no município.
Em 2025, a Procuradoria Geral do Município dará continuidade ao programa de ações itinerantes, com o objetivo de aproximar os serviços essenciais da população, promovendo cidadania e inclusão social.
Durante o evento, o prefeito Mano Medeiros, acompanhado da vice-prefeita Irmã Babate, enfatizou a proposta acolhedora do equipamento, destacando sua função como espaço de escuta, orientação e prestação de serviços que abrangem áreas como saúde, infância, juventude, família, segurança, meio ambiente e direitos da pessoa com deficiência.


“O que essa casa vai fazer é acolher a população. Não de forma fria, mas com escuta. Às vezes funciona como um consultório psicológico, para desabafar, externar o que, de fato, está acontecendo no seu dia a dia. Além de ser atendida nas suas relações com o poder judiciário, a pessoa sai daqui com esse acolhimento”, pontuou Mano.
Representando o TJPE, a desembargadora Andréa Epaminondas Tenório de Brito celebrou a união dos poderes em prol do bem coletivo. “Fico muito feliz de estar aqui e ver que tanto o Poder Judiciário, o Poder Executivo e o Poder Legislativo estão de mãos dadas para construir um caminho para a população. Como é importante os gestores estarem preocupados com os temas que tocam a coletividade”, afirmou.
Após o ato solene e o descerramento da placa, o prefeito percorreu a alameda de serviços montada na área externa do Palácio da Batalha, onde a população teve acesso a uma série de atendimentos gratuitos. Entre eles, estavam os serviços do ônibus do TJPE, da Defensoria Pública de Pernambuco, dois ônibus de odontologia e uma van de vacinação da prefeitura.
Além disso, foram oferecidos serviços como:
• Emissão de cédulas de identidade pelo Instituto Tavares Buril;
• 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito;
• Atendimento do Procon Jaboatão;
• Exames de sangue;
• Atendimento psicológico e nutricional;
• Serviços de beleza como cortes de cabelo e limpeza de pele;
• Ações de sustentabilidade ambiental.
A cerimônia contou com a presença de membros do secretariado municipal, vereadores, e representantes do Judiciário, como a juíza Ana Carolina Avellar, o defensor público geral Henrique Seixas, o desembargador Erik de Sousa Dantas Simões (TJPE/CNJ), o juiz Otávio Ribeiro Pimentel, a coordenadora Gilda Caminha, o procurador geral Orlando Morais, e a juíza Sônia Stamford.
Endereço: A Casa da Justiça e Cidadania está localizada na Rua Arão Lins de Andrade, 866, Prazeres, Jaboatão dos Guararapes.
Fotos: Josué da Mata