O vereador e vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara do Recife, Tadeu Calheiros (Podemos), protocolou um requerimento, na Casa José Mariano, indicando ao prefeito do Recife, João Campos, a necessidade da aplicação de uma terceira dose de imunizante para proteger os profissionais de saúde, que estão muito mais expostos à maior carga viral da Covid-19.
A preocupação é justificada pelo crescente número de variantes as quais esses trabalhadores estão combatendo diariamente, que tem maior grau de transmissibilidade, como a Delta.
O requerimento segue o exemplo de outros países, como Uruguai e Israel, que já estão aplicando a terceira dose do imunizante, além do Chile, que estuda essa possibilidade. Essa alta transmissibilidade das chamadas “variantes de preocupação” também são alvo de atenção de farmacêuticas como a Pfizer, que já recomenda a aplicação de mais uma dose da vacina.
“Alcançamos uma ampla cobertura vacinal do Recife, que já registrou – segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde – cerca de 73,76% da população adulta imunizada com, pelo menos, uma dose – o que é extremamente positivo. Sendo assim, acreditamos que é a hora de já começarmos a atuar de forma preventiva, imunizando os profissionais de saúde com essa dose extra. A ideia é seguir a ordem prioritária outrora definida pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). Essa medida vai garantir a proteção adequada para aqueles trabalhadores que estão mais expostos aos riscos das variantes”, detalha Calheiros.
O requerimento já deve ser posto em pauta de votação no plenário da Câmara do Recife na próxima semana.