Uma iniciativa desenvolvida com os recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco pretende mapear as agremiações carnavalescas com atuação na Região Metropolitana do Recife. No Cadastro Cultural do Ciclo Carnavalesco, site que já está no ar e disponível aqui, é possível inscrever as entidades. O objetivo é colaborar para a visibilidade dos grupos e das festividades de Momo, com a finalidade de elaborar políticas públicas que busquem fortalecer as iniciativas culturais.
A criação do cadastro foi conduzida pelos pesquisadores Ailson Barbosa e Carlos Henrique Mendes. O projeto espera reunir informações históricas, sociais, econômicas e estruturais destes grupos, colaborando para a divulgação e acesso desses dados por parte de gestores públicos, agentes privados, foliões, turistas, pesquisadores e outros interessados.
O resultado da pesquisa se converterá em três produtos fundamentais: um site na internet com acesso público e gratuito, reunindo informações a respeito dos grupos pesquisados; textos analíticos em formato de e-book, em que são discutidas as descobertas da pesquisa; e um mapa temático demonstrando a distribuição das agremiações carnavalescas sobre o território da RMR.