Projeto cria o Dia Nacional da Saúde Única

prefeitura-do-ipojuca-faz-campanha-para-estimular-o-comercio-local-para-o-dia-dos-pais
Prefeitura do Ipojuca faz campanha para estimular o comércio local para o Dia dos Pais
agosto 6, 2021
audio:-dia-de-controle-do-colesterol:-medico-explica-por-que-e-importante-prevenir
Áudio: Dia de Controle do Colesterol: médico explica por que é importante prevenir
agosto 6, 2021

Aguarda votação no Senado o projeto de lei que cria o Dia Nacional da Saúde Única. O PL 1.837/2021, do senador Flávio Arns (Podemos-PR), define que essa data será celebrada no dia 3 de novembro.

O autor afirma que a data servirá para a conscientização da sociedade “para a relação indissociável entre as saúdes animal, humana e ambiental”. De acordo com Arns, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) estima que 60% de todos os patógenos que afetam os humanos são zoonoses, ou seja, doenças infectocontagiosas que podem ser transmitidas dos animais para os seres humanos.

“Muitas doenças podem ser melhor prevenidas e combatidas por meio da atuação integrada entre a Medicina Veterinária, a Medicina Humana e outros profissionais de saúde. A Saúde Única é uma abordagem que considera como humanos e animais interagem ecologicamente em um ambiente, onde qualquer alteração nestas relações provocará desequilíbrios e, consequentemente, a propagação de doenças”, afirma Arns na justificação do projeto.

Para o senador, essa abordagem da saúde é multidisciplinar e pode ajudar a humanidade em ameaças futuras, como novas pandemias.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *