A Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) expressam profundo pesar pelo falecimento de Geraldo Gomes, arquiteto e ex-professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que nos deixou nesta última sexta-feira (6).
Responsável por formar várias gerações de arquitetos em Pernambuco, Geraldo detinha os títulos de mestrado (1984) e doutorado (1990) em Estruturas Ambientais Urbanas pela Universidade de São Paulo (USP). Na UFPE, ele liderou durante muitos anos o Grupo de Pesquisa de Arte e Técnica na Arquitetura e era uma referência na elaboração de planos de preservação de sítios históricos e na elaboração de projetos de restauração de monumentos históricos e artísticos. Além disso, possuía uma ampla pesquisa na área de história da arquitetura do ferro no Brasil, da arquitetura dos antigos engenhos de açúcar e da arquitetura moderna em Pernambuco.
“Perdemos mais um de nossos grandes mestres. Seu trabalho na área de preservação de bens culturais é e sempre será uma referência para todos nós que gerimos e lidamos com o patrimônio cultural em nosso dia a dia. De nossa parte, seu legado sempre será lembrado e celebrado”, ressaltou o presidente da Fundarpe, Marcelo Cauto.
”Geraldo Gomes era um pesquisador afortunado e generoso. Antenado com às questões da preservação do patrimônio cultural, ele sensibilizou profissionais de várias gerações a se engajarem/trabalharem na defesa incansável dos sítios históricos do nosso Estado. Com o seu Engenho & Arquitetura nos deixou um importante legado sobre a arquitetura colonial brasileira. Aqui, registro toda nossa gratidão pelos anos dedicados ao ensino, à pesquisa e à preservação daquilo que temos de mais valioso: nossas memórias”, disse o secretário estadual de Cultura, Gilberto Freye Neto.