6ª edição do Festival VerOuvindo acontecerá em novembro

comissao-alerta-para-disseminacao-de-variante-e-relaxamento-de-medidas
Comissão alerta para disseminação de variante e relaxamento de medidas
agosto 20, 2021
comissao-aprova-proposta-que-condiciona-recursos-para-clubes-esportivos-a-medidas-contra-violencia-sexual
Comissão aprova proposta que condiciona recursos para clubes esportivos a medidas contra violência sexual
agosto 20, 2021

Com incentivo do Funcultura, o evento terá atividades no Recife, Nazaré da Mata e Vitória de Santo Antão, entre os dias 10 a 15 de novembro. Atividades formativas ficarão por conta da Jornada VerOuvindo. Inscrições para mostras competitivas de Audiodescrição e Libras estão abertas

Postado em:

Audiovisual | Funcultura

O 6º VerOuvindo – Festival de Filmes com com Acessibilidade Comunicacional do Recife, que conta com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, está com data marcada para acontecer em 2021. De 10 a 15 de novembro, o primeiro festival de acessibilidade no cinema do estado trará mais uma vez para Recife, Região Metropolitana e Zona da Mata filmes com audiodescrição- AD, legendas para surdos e ensurdecidos – LSE e tradução para a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Este ano, por conta da pandemia de coronavírus, serão seguidos todos os protocolos de segurança contra a disseminação da Covid-19.

Para 2021, a grande novidade é a inédita premiação para filmes traduzidos para Libras na Mostra Competitiva de Curtas com Tradução Audiovisual em Língua de Sinais – TALS. Com isso, o VerOuvindo se torna o 1º festival de cinema no Brasil a oferecer premiação para profissionais intérpretes e tradutores de Libras. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas de forma gratuita pelo site do festival www.verouvindo.com.

Esse feito vem se somar a também pioneira e já consagrada Mostra Competitiva de Curtas com Audiodescrição, a primeira mostra do Brasil com premiação em dinheiro para profissionais da audiodescrição, que acontece desde 2014, ano da primeira edição do festival. As inscrições para essa mostra também são gratuitas e estão abertas no site www.verouvindo.com até dia 30 de setembro. Os filmes das duas mostras concorrerão a premiações que somam o valor de até R$ 6 mil.

“A volta do público com deficiência às salas de cinema colabora para a retomada do momento áureo da inclusão do audiovisual que estávamos vivendo no final de 2019. O VerOuvindo busca cada vez mais diminuir as barreiras entre as pessoas com deficiência visual ou auditiva e a sétima arte e aproximar todos os públicos. Este ano, vamos dar maior visibilidade à Libras que se tornou mais popular na pandemia. A premiação é uma forma de reunir especialistas surdos e ouvintes, para pensar critérios para a inserção desse recurso em um produto audiovisual”, explica a idealizadora e coordenadora do festival, Liliana Tavares.

Inscrições abertas para Jornada VerOuvindo


Para quem já trabalha com cinema inclusivo e quer apresentar suas produções ou para quem quer se especializar na Tradução Audiovisual Acessível – TAVA, o VerOuvindo estárá a partir de hoje com as inscrições aberta para comunicações orais, de cunho teórico ou prático, a serem apresentadas na Jornada VerOuvindo, que acontece de 12 a 15 de novembro dentro do festival. As informações sobre inscrições para oficinas e seminários da Jornada estarão disponíveis em breve.

1º Destival de Acessibilidade de Pernambuco


O VerOuvindo – Festival de Filmes com Acessibilidade Comunicacional do Recife é o primeiro festival de filmes acessíveis de Pernambuco e um dos primeiros do Brasil, sendo o pioneiro a fazer sessões de filmes com audiodescrição e Libras gravada. Foi o primeiro em todo o Brasil a reconhecer e premiar profissionais da audiodescrição, e, em 2021, será o primeiro em todo território nacional com premiação voltada para profissionais da tradução para Libras.

Além disso, em 2018, o festival foi premiado pelo I Concurso de Boas Práticas da Sociedade Civil do Mercosul em Acessibilidade Audiovisual. O projeto foi o único vencedor do Brasil do concurso internacional, que premiou também o Festival Internacional de Cine Sordo (FICSor), da Argentina. Os dois foram escolhidos entre várias experiências de acessibilidade no audiovisual de todo o Mercosul.

Circulação


Para além de Recife, desde a 5ª edição, o VerOuvindo tem focado em realizar sessões em outras cidades do estado. Além do Recife, receberam sessões do Festival VerOuvindo as cidades de Jaboatão, Serra Talhada, Taquaritinga do Norte, Garanhuns, Triunfo, Arcoverde, Orobó e Vitória de Santo Antão.

Além disso, o VerOuvindo levou cinema acessível para outros estados, como Mato Grosso do Sul e São Paulo, quando foi convidado a participar da Virada Inclusiva de São Paulo em 2018, dentro da programação do Instituto Tomie Ohtake. A proposta é de não apenas oferecer sessões acessíveis nessas cidades, mas ampliar e formar o público com deficiência, a cada edição.

Sobre o Festival VerOuvindo


O VerOuvindo é um festival de filmes com acessibilidade comunicacional que, desde 2014, fomenta o debate sobre a produção e a exibição da audiodescrição – AD, da língua brasileira de sinais – Libras e da legenda para surdos e ensurdecidos – LSE nos produtos audiovisuais preocupado com a função técnica e estética.

Sua programação inclui mostra competitiva de curtas nacionais com audiodescrição, exibição de curtas e longas com recursos de acessibilidade, além de atividades formativas como oficinas, palestras e debates sobre acessibilidade comunicacional, entre especialistas, profissionais e público. Outro ponto é a contribuição para experimentos das tecnologias assistivas na sala de cinema. Diferente de outros festivais, o VerOuvindo, além de exibir filmes acessíveis, produz conteúdo acessível para curtas e longas.

Desde a primeira edição, o projeto conta com apoio do Fundo de Incentivo à Cultura de Pernambuco, o Funcultura. Assim, o Festival VerOuvindo de Filmes com Acessibilidade Comunicacional do Recife vem se consolidando ao longo de suas edições como um dos principais do país com sessões voltadas para pessoas com deficiência sensorial.

Serviço


6º VerOuvindo – Filmes com Acessibilidade Comunicacional do Recife


10 a 15 de novembro de 2021


Cinemas da Fundação

Inscrições abertas até dia 30 de setembro:


Mostra Competitiva de Curtas com Tradução Audiovisual em Língua de Sinais – TALS


Mostra Competitiva de Curtas com Audiodescrição


www.verouvindo.com

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *