Câmara aprova projeto que prorroga mudanças no calendário escolar até o fim do ano

pernambuco-ultrapassa-a-marca-de-10-milhoes-de-doses-de-vacinas-contra-a-covid-19
Pernambuco ultrapassa a marca de 10 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19
1 de setembro de 2021
cancelada-audiencia-com-o-ministro-marcos-pontes-sobre-situacao-do-cnpq
Cancelada audiência com o ministro Marcos Pontes sobre situação do CNPq
1 de setembro de 2021
camara-aprova-projeto-que-prorroga-mudancas-no-calendario-escolar-ate-o-fim-do-ano

Educação, cultura e esportes

Segundo a autora, o texto vai dar segurança jurídica para que cada escola organize seu calendário durante a pandemia

01/09/2021 – 19:07  

Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Professora Dorinha Seabra Rezende, autora da proposta

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (1º) o Projeto de Lei 486/21, da deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), que desvincula a vigência de normas excepcionais sobre o ensino, na pandemia de Covid-19, do decreto de calamidade pública que perdeu a vigência no fim do ano passado. A matéria será votada ainda pelo Senado.

Segundo a autora, o projeto dá segurança jurídica aos secretários de Educação para aplicarem as normas neste ano. “O projeto foi apresentado a pedido dos secretários estaduais e municipais de Educação e busca dar segurança para que cada escola possa organizar o seu calendário em razão da pandemia, respeitado o total de dias letivos previsto em lei”, afirmou.

O Decreto Legislativo 6/20 reconheceu a calamidade principalmente para fins orçamentários e foi citado em várias leis relacionadas às consequências das medidas de combate à disseminação do vírus.

Medidas possíveis


O texto aprovado em Plenário é um substitutivo da Comissão de Educação da Câmara, elaborado pelo deputado Idilvan Alencar (PDT-CE). Segundo o texto, até o encerramento do ano letivo de 2021 poderão ser adotadas medidas da Lei 14.040/20.

Entre essas medidas estão a suspensão da obrigatoriedade de escolas e universidades cumprirem a quantidade mínima de dias letivos; a aglutinação de duas séries ou anos escolares; a permissão para o ensino remoto; e a antecipação da conclusão de cursos de medicina ou cursos técnicos relacionados ao combate à Covid-19, se cumpridos 75% da carga horária.

“Considerando-se a continuidade da pandemia, agravada nesse primeiro trimestre, o projeto suprime qualquer dúvida em relação à possibilidade de continuidade de aplicação das medidas educacionais que não têm impacto orçamentário”, afirmou o relator.

Pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) apresentou parecer favorável ao substitutivo.

Mais informações em instantes

Assista ao vivo

Reportagem – Eduardo Piovesan

Edição – Pierre Triboli

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *