Projeto destina imóveis da União sem uso para locação de interesse social

girao-pede-que-senado-analise-pedido-de-impeachment-de-alexandre-de-moraes
Girão pede que Senado analise pedido de impeachment de Alexandre de Moraes
1 de setembro de 2021
video:-vai-a-sancao-projeto-de-cobranca-de-iss-sobre-rastreamento-de-veiculos,-cargas-e-pessoas
Vídeo: Vai à sanção projeto de cobrança de ISS sobre rastreamento de veículos, cargas e pessoas
1 de setembro de 2021
projeto-destina-imoveis-da-uniao-sem-uso-para-locacao-de-interesse-social

Cidades e transportes

Proposta dispensa licitação, mas exige sorteio público quando procura for maior que os imóveis disponíveis

31/08/2021 – 21:44  

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Carlos Henrique Gaguim, autor do projeto de lei

O Projeto de Lei 2053/21 prevê a locação de interesse social de imóveis federais não utilizados em serviço público. O texto em análise na Câmara dos Deputados altera o Decreto-Lei 9.760/46, que dispõe sobre imóveis da União.

“Bens da União, muitas vezes, deixam de ser utilizados no serviço público e, sem destinação a finalidade específica, não cumprem sua função social”, disse o autor, deputado Carlos Henrique Gaguim (DEM-TO). “A proposta pretende garantir que essas edificações possam ter aproveitamento residencial”, avaliou.

Adaptações


O valor mensal da locação não poderá superar meio salário mínimo (R$ 550 hoje), e a renda familiar dos interessados estará limitada a até dois salários mínimos (R$ 2,2 mil). As adaptações necessárias para que uma edificação possa ter aproveitamento residencial deverão ser feitas pelos próprios beneficiários.

A proposta dispensa a realização de licitação, mas exige sorteio público sempre que o número de famílias interessadas ultrapassar a totalidade de unidades disponíveis. A União poderá celebrar parcerias com municípios a fim de permitir locações de interesse social a inscritos em programas habitacionais.

Tramitação


O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Ralph Machado

Edição – Roberto Seabra

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *