Comissão mantém decreto que alterou composição da Comissão Nacional de Biodiversidade

lira:-texto-do-imposto-de-renda-foi-construido-com-muito-debate
Lira: texto do Imposto de Renda foi construído com muito debate
2 de setembro de 2021
comissao-de-educacao-debate-indicadores-para-a-educacao-infantil
Comissão de Educação debate indicadores para a educação infantil
2 de setembro de 2021
comissao-mantem-decreto-que-alterou-composicao-da-comissao-nacional-de-biodiversidade

Meio ambiente e energia

Texto será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça

02/09/2021 – 11:29  

Will Shutter/Câmara dos Deputados

Nelson Barbudo recomendou a rejeição da proposta

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados rejeitou o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 44/20, que suspende decreto do governo Jair Bolsonaro que alterou a composição da Comissão Nacional de Biodiversidade, órgão consultivo responsável pela coordenação das ações do Programa Nacional da Diversidade Biológica (Pronabio).

A anulação do Decreto 10.235/20 foi pedida pela deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que criticou a retirada de representantes de povos indígenas, organizações não governamentais, comunidade acadêmica e movimentos sociais da comissão nacional, que tem agora mais indicados pelo governo federal.

Porém, o parecer do relator, deputado Nelson Barbudo (PSL-MT), foi contrário à proposta. Ele argumenta que o Pronabio foi criado pelo Poder Executivo, no exercício de suas funções constitucionais. “Se o Poder Executivo criou o programa, pode, a seu exclusivo critério, extingui-lo a qualquer tempo. O que dizer então de uma alteração na composição da Comissão Nacional da Biodiversidade, que foi criada para funcionar como instância consultiva do Programa?”, questionou.

“Como se pode constatar, não há, em absoluto, fundamento na afirmação de que o Poder Executivo, no caso em comento, exorbitou do seu poder regulamentar”, concluiu.

Tramitação


A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário da Câmara.

Conheça a tramitação de projetos de decreto legislativo

Reportagem – Lara Haje

Edição – Marcia Becker

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *