Votação do projeto que altera área da Floresta Nacional de Brasília é adiada para esta quinta

debatedores-sugerem-diretrizes-mais-claras-para-a-politica-de-defesa-nacional
Debatedores sugerem diretrizes mais claras para a política de defesa nacional
17 de novembro de 2021
video:-novas-regras-para-o-bpc-podem-alcancar-mais-200-mil-pessoas-com-baixa-renda
Vídeo: Novas regras para o BPC podem alcançar mais 200 mil pessoas com baixa renda
17 de novembro de 2021
votacao-do-projeto-que-altera-area-da-floresta-nacional-de-brasilia-e-adiada-para-esta-quinta

Ficou para esta quinta-feira (18) a votação do PL 4.379/2020, do senador Izalci Lucas (PSDB-DF), que exclui 4 mil hectares da Floresta Nacional de Brasília para fins de regularização fundiária urbana e cria um novo parque nacional, o da Chapada da Contagem. A matéria constava como primeiro item da pauta do Plenário desta quarta-feira (17), mas teve sua discussão e análise adiadas a pedido do próprio autor.

De acordo com o texto, 4 mil hectares passam a ser liberados para os moradores que já ocupam a região (Áreas 2 e 3), enquanto cerca de 3,7 mil hectares serão acrescentados à Floresta Nacional de Brasília e 2,1 mil hectares, à nova unidade de conservação.

A relatora da matéria, senadora Leila Barros (Cidadania-DF), fez alterações no texto original e propõe um substitutivo ao projeto, em que destaca os loteamentos que já existem na região e amplia a área da Reserva da Contagem.

Colônias agrícolas

Ao justificar a proposta, Izalci observou que a unidade de conservação (UC) da Floresta Nacional de Brasília é composta por quatro áreas distintas. Ele destacou que os segmentos identificados como Área 2 e Área 3 apresentam situações de sobreposição com colônias agrícolas estabelecidas pela administração do Governo do Distrito Federal.

“Tais problemas têm impedido a implementação efetiva das ações de conservação nas parcelas citadas, criando obstáculos tanto para a consolidação da UC como para a garantia das condições mínimas de desenvolvimento social e econômico dos grupos de agricultores atingidos pelas sobreposições”, explicou o senador, ao apresentar o PL.

A matéria retorna à pauta desta quinta-feira como primeiro item.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *