Comissão debate efeitos da pandemia no ensino médio remoto

Governo edita medida provisória que prorroga prazo de regime especial de exportação
15 de dezembro de 2021
Comissão debate desativação do Aeroporto Carlos Prates, em Belo Horizonte
15 de dezembro de 2021

15/12/2021 – 11:14  

Rogério Uchôa/Agência Pará

Pesquisa analisou o impacto das aulas virtuais no desenvolvimento dos estudantes

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados promove nesta quinta-feira (16) audiência pública sobre os impactos da pandemia de Covid-19 no ensino médio remoto.

A audiência será realizada às 14 horas, em local a ser definido, e poderá ser acompanhada de forma virtual e interativa pelo e-Democracia.

A deputada Professora Rosa Neide (PT-MT), que propôs a realização do debate, disse que audiência servirá para o parlamento conhecer pesquisa feita pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), que com o apoio  do Instituto Vox Populi e do Fundo Malala saíram a campo para ouvir estudantes de 15 a 19 anos, a fim de visualizar um retrato do que aconteceu com eles, entre os anos de 2020 e 2021.

A pesquisa de opinião possui uma amostra de 2003 estudantes, com idade entre 15 e 19 anos, que estavam cursando o ensino médio, ou que haviam abandonado ou parado de estudar em 2020.

“As consequências da pandemia nos mecanismos de aprendizagem foram igualmente observadas (na pesquisa): as emoções, a necessidade de trabalhar, a falta de atividades extraescolares, a concessão irregular da alimentação escolar, o medo de voltar às aulas presenciais por conta do temor de se contaminar com a Covid-19”, observou a deputada.

Debatedores


Confirmaram presença no debate:


– a coordenadora-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Andressa Pellanda;


– a coordenadora do Coletivo Nacional de Educação da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), Givânia Silva;


– o assessor especial de Políticas Educacionais da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) Weibe Tapeba;


– a assessora política do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) Cleo Manhas; e


– a monitora da Cipó Comunicação Interativa e do projeto Monitorando o Orçamento da Educação (Inesc e Fundo Malala) Bruna Salomão.

Da Redação – RS

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *