Comissão aprova alterações nas regras de incorporadoras imobiliárias

De olho no Palácio do Campo das Princesas, Ivan Moraes Filho defende Programa Estadual da Maconha
5 de janeiro de 2022
Áudio: Medida Provisória destina R$ 700 milhões para apoio às regiões afetadas pelas chuvas
5 de janeiro de 2022

Cidades e transportes

Deputados aprovaram contratação de seguro para conclusão da obra e garantias na mudança de dono da incorporadora

05/01/2022 – 09:54  

Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados

José Ricardo: “Medidas acertadas para melhorar o ambiente de negócios do setor imobiliário”

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou proposta que altera regras de incorporadoras imobiliárias. O texto aprovado é o Projeto de Lei 9397/17, do deputado Helder Salomão (PT-ES), com algumas alterações do relator, deputado José Ricardo (PT-AM).

O projeto deixa claro que o incorporador que adquire empreendimento imobiliário em transação comercial sucederá o antigo em direitos e obrigações perante os promitentes compradores. O objetivo é trazer maior garantia às partes, pois no caso de eventual substituição do incorporador, os direitos e obrigações junto ao novo agente estarão mantidos.

Além disso, cria exigência de que contratação de seguro para garantir a conclusão da obra ou cobrir eventuais atrasos na entrega pela incorporadora antes de vender os apartamentos.

O texto também estabelece prazo de 60 dias para desembaraço de quaisquer ônus incidentes sobre as unidades após a averbação da construção. “São medidas que consideramos acertadas para melhorar o ambiente de negócios do setor imobiliário”, afirmou o relator.

Individualização


A proposta também determina a individualização das redes de água, energia elétrica, gás e telecomunicações nos novos empreendimentos. “A individualização do consumo promove distribuição justa dos gastos e combate o desperdício”, afirmou.

Tramitação


A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Carol Siqueira

Edição – Marcia Becker

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *