Noitada de poesia marca o encerramento da oficina “A Arte de fazer Repente e Cordel”

Novas regras incentivam a eleição de mulheres e negros para a Câmara dos Deputados
11 de agosto de 2022
Comissão sobre violência na Região Norte apresenta relatório final na terça
11 de agosto de 2022

Evento será no Bar do Paulo, em San Martin, reduto da cantoria nordestina

Divulgação

Comandada pelo poeta Antônio Lisboa, a oficina aconteceu durante três meses na Casa do Carnaval, sediada no Pátio de São Pedro

O poeta repentista Antonio Lisboa promove nesta sexta-feira (12), no Bar do Paulo, em San Martin, uma noitada com diversas modalidades da poesia popular nordestina para marcar o encerramento da oficina “A Arte de Fazer Repente e Cordel”, que ministrou durante três meses na Casa do Carnaval, com incentivo do Funcultura e apoio da Casa do Carnaval.

No palco, estão escalados os poetas-cantadores: João Lídio, Luciano Leonel, Daniel Olímpio, Arlindo Filho, Edmilson Ferreira e Rogério Meneses; poetas-emboladores: Barra Mansa e Curió de Bela Rosa; os cordelistas: Jorge Filó; Aboiador: Amâncio Sobrinho; e Declamação: Djair Olímpio; além dos alunos da oficina que farão sua estreia na declamação com poemas próprios realizados durante a oficina. A entrada é gratuita.

Realizada na Casa do Carnaval, a oficina teve duração de 60h/aula e, dentre os objetivos, visou “o fortalecimento e o fomento Poesia Popular Nordestina, aproximando a juventude dessa tradição, projetando nela um sentido de pertencimento e de identidade”. Entre os alunos, estarão Ana Nogueira, palhaça e jornalista, Francisco Aumair, poeta e vendedor ambulante das ruas de San Martin e adjacências, e Victor Costa, poeta e filósofo.

“A cultura nordestina tem em muitos dos seus aspectos, uma que lhe é mais peculiar: a poesia. Ela se apresenta espontaneamente e através do improviso no repente de viola, coco de embolada e aboio e na forma escrita como o cordel, a declamação de poemas e a canção de viola nordestina”, Antonio Lisboa.

Serviço


Encerramento da oficina “A Arte de fazer Repente e Cordel” – Antônio Lisboa e convidados


Quando: 12 de agosto de 2022 (sexta-feira), a partir das 20h


Local: Bar do Paulo – Rua Visconde de Parnaíba, 30, San Martin, Recife-PE (próximo à Chesf)


Para mais informações: [email protected] | (81) 99760-9444 | (81) 99249-5745 (WhatsApp)


Bar do Paulo: (81) 99133-2929

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *