Mais cinco cidades brasileiras entram em situação de emergência devido a desastres naturais

Petrobras reduz em R$ 0,18 o preço de venda do litro da gasolina para as distribuidoras
16 de agosto de 2022
Projeto prevê que autores de feminicídio ressarçam INSS por despesas previdenciárias
16 de agosto de 2022

Estão na lista municípios dos estados de Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina


Publicado em

16/08/2022 16h28

A Defesa Civil Nacional reconheceu situação de emergência em mais cinco cidades do país atingidas por desastres naturais. A portaria com os reconhecimentos federais foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (16/08). Confira neste link.

Jucati, em Pernambuco, e Canapi, em Alagoas, foram afetadas por chuvas intensas. Em Santa Catarina, Pouso Redondo registrou inundações e São Bento do Sul, deslizamentos. Por fim, a cidade de Novo Barreiro, no Rio Grande do Sul, foi atingida por enxurradas.

Como solicitar recursos federais

Após a concessão do status de situação de emergência ou de estado de calamidade pública pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres estão aptos a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Com informações do Ministério do Desenvolvimento Regional

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *