Coração de Dom Pedro I chega ao Brasil para festividades do Bicentenário

Publicado edital do Encceja Exterior
agosto 23, 2022
Caixeiro Seu Bigode
agosto 23, 2022

A relíquia, que deve permanecer no Brasil até o dia 8 de setembro, foi recebida na Base Aérea de Brasília com honras de Chefe de Estado


Publicado em

22/08/2022 18h42

O coração de D. Pedro I chegou, na manhã desta segunda-feira (22/08), ao Brasil para as celebrações do Bicentenário da Independência. Transportado em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), o translado de Portugal até o Brasil foi realizado por uma aeronave VC-99 do Grupo de Transporte Especial (GTE) e a recepção ocorreu com honrarias em uma cerimônia na Base Aérea de Brasília.

O coração do primeiro imperador brasileiro foi recebido por autoridades como o embaixador de Portugal no Brasil, Luiz Felipe Melo, e o Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, entre outros.

O empréstimo da relíquia é símbolo das relações entre o Brasil e Portugal. “Nos reunimos nesta manhã, como parte das comemorações alusivas ao Bicentenário da Independência do Brasil, para receber essa importante relíquia que representa, além da bravura e da paixão, a imensurável força de nosso primeiro imperador”, disse o ministro da Defesa durante a cerimônia de recepção. “A gentil cessão pelo governo português, atendendo à tão importante efeméride para a nossa nação, traduz o respeito mútuo e os laços indissolúveis de irmandade que unem brasileiros e portugueses, selados no tratado de paz, amizade e aliança de 1825”, acrescentou.

O coração de D. Pedro I esteve exposto no salão nobre da Igreja da Irmandade da Lapa, localizada na cidade do Porto, por quase 200 anos. Esta é a primeira vez, em 187 anos, que o coração sai de Portugal para outro país.

Seguindo as celebrações do Bicentenário da Independência do Brasil, na terça-feira (23/08), está prevista uma cerimônia de apresentação do coração de D. Pedro I no Palácio do Planalto e, em seguida, no Palácio do Itamaraty, onde a relíquia permanecerá exposta à visitação pública, de 25 de agosto a 5 de setembro, e retornará ao Porto no dia 8 de setembro.

No dia 7 de setembro, data da independência do Brasil, o coração fará parte das celebrações na capital do país.

Acesso e visitação

A exposição “Um coração ardoroso: vida e legado de D. Pedro I” estará aberta para a visitação de escolas da rede pública do Distrito Federal nos dias da semana, de terça a sexta-feira, a partir da quinta-feira (25/08). Já o público geral poderá conferir a mostra apenas nos fins de semana. Assim, nos dias 27 e 28 de agosto e 03 e 04 de setembro, de 8h às 13h e de 14h às 18h, com última entrada às 17h30, o público terá a chance de visitar a relíquia do Imperador D. Pedro I no Palácio do Itamaraty.

Saiba mais sobre o agendamento, acesso e condições para a visita neste link.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *