
Aeronave Alice realizou voos durante oito minutos nos Estados Unidos. Veículo tem capacidade para transportar até nove passageiros. Primeiro avião comercial totalmente elétrico faz voo inaugural em teste nos EUA
O primeiro avião elétrico comercial do mundo realizou um voo de teste inaugural na última terça-feira (27), após anos de desenvolvimento no solo.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
A aeronave, chamada de Alice, voou por oito minutos e atingiu altitude de 3.500 pés (cerca de 1 km). Em seguida, ela pousou no Aeroporto Internacional Grant County, em Washington, nos Estados Unidos.
O projeto foi desenvolvido pela Eviation Aircraft, que divulgou algumas características do avião:
Velocidade máxima de operação: cerca de 482 km/h (260 nós);
Carga máxima: cerca de 1.100 kg (2.500 libras) na versão de passageiros;
Disponível em três versões, sendo uma para nove passageiros, uma com cabine executiva para seis passageiros e uma para transporte de cargas. Todas suportam dois membros de tripulação;
Alimentada por duas unidades de propulsão elétrica;
Viagens são mais silenciosas, por conta dos propulsores eletrificados.
Aeronave, chamada de Alice
Reprodução/ Twitter Eviation
Alice, o modelo do avião elétrico da Eviation
Reprodução/ Twitter Eviation
LEIA TAMBÉM:
Conheça o ‘carro voador’ encomendado pela Gol, que deve chegar ao Brasil em 2025
Overture, o projeto de supersônico que poderá ter o dobro da velocidade das aeronaves atuais
O que é o veículo que Embraer, Gol e Azul querem nos céus do Brasil
O avião Alice foi criado para atuar em rotas regionais, funcionando como uma alternativa mais rápida, confortável e eficiente em termos de energia do que vans e micro-ônibus.
Segundo a Eviation Aircraft, o voo permitiu verificar a potência dos motores elétricos. O teste faz parte de uma série de etapas realizadas pela empresa para certificar a segurança e eficiência da aeronave.
A empresa espera usar as informações coletadas para revisar o desempenho e os próximos passos do projeto antes da entrega da aeronave para clientes. A expectativa é que as unidades fiquem prontas em 2027, mas o plano está sujeito a alterações.
“Este marco inovador levará à inovação em viagens aéreas sustentáveis e moldar as viagens de passageiros e de carga no futuro”, disse Gregory Davis, presidente da Eviation Aircraft.
Richard F. Chandler, presidente do Clermont Group, acionista majoritário da Eviation e Greg Davis, presidente e CEO da Eviation, parabenizam Steve Crane, piloto de testes
Reprodução/ Twitter Eviation
O voo inaugural de Alice aconteceu mais de três anos depois que o primeiro protótipo foi revelado. Desde então, a empresa com sede em Israel mudou a base de operações para os EUA.
Outros projetos de aviões elétricos estão em andamento, como o protótipo da Embraer e a aeronave da Rolls-Royce.
Equipe de desenvolvimento da Eviation montando o protótipo de Alice
Divulgação/ Eviation
VX4: ‘carro voador’ encomendado pela Gol fez primeiro voo
‘Carro voador’ encomendado pela Gol voa pela primeira vez
Overture: projeto de supersônico quer alcançar 1.800 km/h
Conheça o Overture, projeto de avião supersônico que pode chegar a 1.800 km/h
Initial plugin text
As diferenças entre helicóptero, eVTOL e avião elétrico
Daniel Ivanaskas/Arte g1