Projeto destina 10% do Funpen para capacitação de policiais penais

Corte Solidário arrecada cabelo para perucas de mulheres com câncer
17 de outubro de 2022
Milhares de alunos estudam em escolas precárias, apontam debatedores
17 de outubro de 2022

Trabalho, Previdência e Assistência

Para autor, medida vai auxiliar na recuperação e ressocialização dos presos

17/10/2022 – 14:06  

Paulo Sergio/Câmara dos Deputados

Pereira: “O servidor público preparado se sente mais seguro para realizar suas funções”

O Projeto de Lei Complementar 128/22 modifica a Lei do Fundo Penitenciário Nacional para incluir a capacitação continuada de servidores administrativos e dos policiais penais entre as destinações dos recursos do fundo.

O texto estabelece um percentual mínimo de 10% para a finalidade e prevê a possibilidade de uma parcela indenizatória aos servidores que se capacitarem.

A proposta, do deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP), está em análise na Câmara dos Deputados.

“As dificuldades encontradas pelos servidores do sistema penitenciário e pelos policiais penais são bem conhecidas. A carência de recursos materiais e humanos são problemas que precisam ser enfrentados para que a recuperação e a ressocialização dos apenados se tornem uma realidade”, justifica Pereira. “A capacitação continuada dos servidores e policiais penais se apresenta como medida fundamental para atingir esse objetivo.”

O parlamentar diz ainda que o servidor público preparado se sente mais seguro para realizar as suas funções, o que resulta em menos absenteísmo e problemas relacionados à saúde mental.

Atualmente, os recursos do Funpen já podem ser usados para formação, aperfeiçoamento e especialização do serviço penitenciário. Podem ser usados ainda em construção, reforma, ampliação, aprimoramento dos estabelecimentos penais, manutenção de serviços penitenciários, reinserção social de presos e políticas de redução da criminalidade, entre outras finalidades.

Tramitação


O projeto será analisado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votado pelo Plenário.

Conheça a tramitação de projetos de lei complementar

Reportagem – Noéli Nobre

Edição – Roberto Seabra

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *