Portinho pede votação de convite para que ministros do TSE compareçam ao Senado

Marcos Rogério agradece população de Rondônia pelo apoio recebido nas eleições deste ano
novembro 9, 2022
Guaracy quer aumentar pontuação de CNH de motoristas profissionais
novembro 9, 2022

O senador Carlos Portinho (PL-RJ) pediu, em pronunciamento nesta quarta-feira (9), urgência para a votação de requerimento de convite ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, para comparecer a uma sessão de debates temáticos no Plenário do Senado (RQS 731/2022). De acordo com o senador, que é autor do requerimento, os ministros devem fazer esclarecimentos sobre as eleições de 2022.

— O processo eleitoral se encerrou. Temos ganhador, perdedor, e tivemos aí, ao longo do processo eleitoral, muitos ensinamentos, muitas lições que o Tribunal Superior Eleitoral deve compartilhar com todos nós, porque é do interesse nosso, como senadores, é do interesse nosso, como representantes dos nossos estados, representantes dos nossos eleitores, que a gente possa fazer um balanço geral, nada além disso, um balanço geral das eleições de 2022. 

Para Portinho, o comparecimento dos ministros será uma oportunidade de esclarecimento e de cooperação.

— O que o TSE pode compartilhar da experiência dessas eleições com o Senado Federal? Podemos, de igual forma, junto ao TSE, aperfeiçoar a própria legislação eleitoral, especialmente em temas que foram tratados pelo Tribunal Superior Eleitoral e que a sociedade acompanha? (…) É um requerimento suave para que os membros do Tribunal Superior Eleitoral venham a esta Casa, por harmonia, por cooperação, fazer aqui o balanço geral numa sessão de debates, o balanço geral das eleições 2022, que, eu tenho certeza, é do interesse de todos os parlamentares e da sociedade brasileira.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *