Grupo de trabalho sobre o Código de Mineração ouve representantes do governo

Organizações parceiras do Twitter temem por mudanças ‘perigosas’ trazidas por Musk
22 de novembro de 2022
Câmara entrega Prêmio Darcy Ribeiro de Educação nesta terça
22 de novembro de 2022

Meio ambiente e energia

Amanhã o colegiado volta a se reunir para debater o assunto com empresários e cooperativas

22/11/2022 – 07:56  

Amarildo Gomes/Divulgação/AG. Pará

Extração de minério em Carajás, no Pará

O Grupo de Trabalho sobre o Código de Mineração realiza uma audiência pública nesta terça-feira (22) para ouvir representantes de órgãos governamentais.

O grupo foi criado pela Câmara dos Deputados para elaborar proposta de atualização do código.

“Entendemos essencial fomentar amplo debate com o maior número de instituições vinculadas ao setor mineral, sobretudo do setor público, com a finalidade de obter os subsídios necessários para a proposição de um novo marco regulatório”, disse o relator do grupo, deputado Joaquim Passarinho (PL-PA), ao propor a audiência.

“O debate com órgãos públicos possibilita o resgate da memória institucional do setor, além de abrir espaço para a apresentação dos principais problemas da atualidade sob o ponto de vista dos responsáveis pelo planejamento, regulação e regulamentação da mineração, pela concessão de títulos minerários, pela fiscalização de infrações, pela pesquisa geológica, pelos processos ambientais, entre outros procedimentos essenciais à atribuição de direitos minerários”, disse Joaquim Passarinho.

Debatedores


Para o debate desta tarde, foram convidados representantes do Ministério de Minas e Energia, do Ministério do Meio Ambiente, da Agência Nacional de Mineração (ANM), do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A audiência está marcada para as 15 horas, no plenário 13.

Quarta


Amanhã (23), a comissão realiza novo debate, desta vez com representantes da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), da Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (Abirochas) e do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas).

Esse debate está marcado para as 14 horas, no plenário 8.

Da Redação

Edição – Pierre Triboli

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *