Festival de Cinema de Triunfo homenageia Clara Angélica e Ivan Júnior

PEC que proíbe extinção de tribunais de contas volta ao Plenário após cinco anos
dezembro 5, 2022
Comissão do Esporte aprova projeto que garante assistência médica e odontológica para atletas profissionais
dezembro 5, 2022

Realizadora do audiovisual e presidente da TV Pernambuco serão os homenageados da 13ª edição do festival. Evento começa nesta segunda-feira (5), no Sertão do Pajeú, com a presença de realizadores de 12 estados do País

Felipe Souto Maior/Secult-PE/Fundarpe

Theatro Cinema Guarany, equipamento cultural centenário que foi reformado e ganhou nova iluminação, recebe as exibições de filmes do festival

Começa, nesta segunda-feira (5), a 13ª edição do Festival de Cinema de Triunfo, que após dois anos sem realização volta para exibir curtas e longas metragens de todo o Brasil no Sertão do Pajeú. Este ano, o festival homenageia duas personalidades de grande relevância para o audiovisual pernambucano, a realizadora Clara Angélica e o jornalista Ivan Júnior. Já a programação segue até este sábado (10) e celebra o audiovisual brasileiro no Theatro Cinema Guarany, que foi totalmente reformado e reinaugurado para receber o evento. Além das exibições de filmes e mostras competitivas de curtas e longas-metragens, o festival conta também com debates e oficinas. Clique aqui e confira a programação.

Realizadora, jornalista, escritora e gestora, Clara Angélica dirigiu curtas e programas de TV e festivais de cinema como Recifest, no Recife, e Cinema na Mata – Curta a Palavra, realizado em Amaraji, Mata Sul de Pernambuco. Foi coordenadora de produção do Festival Internacional Stop Motion e roteirizou os longas “Iberê Segundo Paulo” e “Fora de Rota”. No cinema, dirigiu o documentário “Assim Como o Ar Sempre Nos Levantaremos”, entre outras produções, e recebeu mais de 30 prêmios ao longo da trajetória.

Divulgação

A realizadora Clara Angélica recebeu mais de 30 prêmios ao longo da trajetória

A realizadora Clara Angélica recebeu mais de 30 prêmios ao longo da trajetória

Este ano, Clara Angélica foi homenageada pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) com a inauguração da Livraria Clara Angélica, instalada na IV Flitin – Feira da Literatura Infantil. No campo da gestão cultural, integrou a equipe do Núcleo de TV e Rádios Universitária da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), bem como do Ministério da Cultura (MinC-Nordeste) e foi coordenadora de Literatura da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE). Atualmente, mora no Assentamento Estivas do Movimento Sem Terra, em Amaraji, onde desenvolve  projetos de formação e itinerância nas linguagens do audiovisual e da literatura.

Ivan Júnior iniciou sua carreira na TV Pernambuco como primeiro estagiário da emissora, um período fértil da TVPE com grandes nomes do jornalismo e do cinema pernambucano. Após a conclusão do curso de jornalismo Ivan Júnior ingressou na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo, onde se especializou em Propaganda e Marketing. De volta ao Recife, se dedicou ao telejornalismo, foi repórter, editor chefe, apresentador e chefe de reportagem até chegar a direção de jornalismo. Atuou profissionalmente em emissoras como TV Jornal, TV Tribuna, TV Guararapes e na Rádio Jornal.

Divulgação

Em 2020, Ivan Júnior foi convidado para compor a direção executiva da TV Pernambuco e iniciar a reestruturação da emissora pública pernambucana

Em 2020, Ivan Júnior foi convidado para compor a direção executiva da TV Pernambuco e iniciar a reestruturação da emissora pública. Hoje a TVPE produz conteúdo jornalístico, de entretenimento, cultural e educativo. Dentro do projeto iniciou ainda a expansão do sinal digital, que deve atingir em 2023 cerca de 140 cidades de Pernambuco, o que tornará a emissora a maior em sinal digital do Estado.

FESTIVAL – O Festival de Cinema de Triunfo é uma realização do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), e da Prefeitura de Triunfo. Conta com a parceria da Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas de Pernambuco/Associação Pernambucana de Cineastas (ABDPE/APECI) e Federação Pernambucana de Cineclubes (FEPEC), apoio cultural da Associação Comercial do Município de Triunfo (ACMT) e apoio institucional do Sesc Pernambuco e TV Pernambuco.

Felipe Souto Maior/Secult-PE/Fundarpe

Nesta edição do festival, foram recebidas 193 inscrições de filmes de 12 estados brasileiros

“É com muita alegria que retornamos com este evento porque ele é uma demonstração de como a política de audiovisual é consolidada em Pernambuco. Além do reconhecimento à produção audiovisual, o evento tem o objetivo de irradiar nossa cultura e deixar um legado para a população de Triunfo”, pontua o secretário estadual de Cultura, Oscar Barreto.

Nesta edição, foram recebidas 193 inscrições de filmes de 12 estados brasileiros. Foram selecionados 38 filmes para as mostras competitivas nas categorias Longa-metragem nacional (5), Curta-metragem nacional (13), Curta-metragem Pernambucano (11), Curta-metragem dos Sertões (5) e Curta-metragem infanto-juvenil (4).

Participam da programação filmes de vários estados brasileiros, como Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia, Santa Catarina, Distrito Federal, Goiás, Amazonas, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Como já é de costume do festival, acontecerão diariamente os debates com os realizadores e realizadoras, que serão mediados pelo apresentador Jorge Clésio, sempre às 10h, na Praça do Avião.

Felipe Souto Maior/Secult-PE/Fundarpe

Theatro Cinema Guarany celebra 100 anos de história em 2022

As novidades desta edição são as exibições especiais na Mostra Sesc Pernambuco, nos dias 6, 7 e 8 de dezembro, voltadas para o público infantil das escolas da rede pública de ensino da região. Na sexta-feira (9), é a vez da Mostra Competitiva Infanto-juvenil, com quatro curtas nacionais em exibição para a garotada. Haverá também o lançamento do filme documentário sobre o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), produzido pela TV Pernambuco, no sábado (10), quando também será realizada uma visita guiada no Theatro Cinema Guarany e uma exibição do documentário “Theatro Cinema Guarany: Uma longa história”, produzido pelo Cineclube Caretas, de Triunfo. 

FORMAÇÃO – Durante a programação do 13º Festival de Cinema de Triunfo serão realizados três encontros sobre políticas culturais promovidas pela Secult-PE. Os eventos acontecerão na Fábrica de Criação Popular do Sesc PE. Na quarta-feira (7/12), às 14h30, é a vez do Seminário Gênero, Raça e Produção Cultural, com as debatedoras Tatiana Enis e Lenne Ferreira, e mediação de Suely Oliveira, secretária-executiva da Secult-PE.

Na quinta-feira (8/12), no mesmo horário, será realizada a Oficina Políticas Culturais: LPG e LAB, com os debatedores Carol Zirpoli e Milena Evangelista, representantes do Conselho Estadual do Audiovisual, e mediação de Cássio Ranieri, representante do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio.

Na sexta-feira (9/12), também no mesmo horário, acontecerá o encontro Conselhos de Cultura: Participação Popular e Controle Social, com Oscar Barreto, secretário de Cultura de Pernambuco; Danilo Carias, vice-Presidente do Conselho Estadual de Políticas Culturais, e mediação de André Vasconcelos, secretário de Cultura de Triunfo.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *