Parecer sobre financiamento do piso da enfermagem pode ser votado na comissão especial

O francês que desbancou Elon Musk como homem mais rico do mundo
dezembro 14, 2022
Comissão aprova projeto que torna crime o uso de drone para arremessar objetos dentro de presídios
dezembro 14, 2022

Saúde

Lei suspensa define que o mínimo que um enfermeiro pode ganhar nos hospitais públicos ou privados é R$ 4.750

14/12/2022 – 09:57  

Bruno Cecim/Agência Pará

Piso dos técnicos de enfermagem também está suspenso, e é de R$ 3.325

A comissão especial do piso salarial da enfermagem reúne-se nesta quarta-feira (14) para votar o parecer da relatora, deputada Alice Portugal (PCdoB-BA).

O colegiado analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 390/14, de autoria do deputado André Figueiredo (PDT-CE), que autoriza a ampliação de limite de despesas com pessoal ativo nas áreas da saúde e da educação.

A PEC 390 tramita junto com a PEC 27/22, que permite que o superávit financeiro de fundos públicos do Poder Executivo seja usado, entre 2023 e 2025, como complementação federal para o pagamento do piso salarial da enfermagem.

O parecer de Alice Portugal ainda não foi divulgado. Ontem ela anunciou que vai propor fontes de recursos “limpas” para custear a base salarial da categoria, sem eventuais conflitos com regras fiscais vigentes.

“Nós temos, sim, tempo para aprovar [a PEC] nas duas Casas, e a enfermagem levar para o Natal a expectativa de um contracheque diferenciado no início de 2023”, disse a relatora.

A reunião da comissão será realizada no plenário 7 e deve começar após o fim das votações no Plenário da Câmara marcada para esta tarde.

Piso suspenso


O piso da enfermagem, aprovado pelo Congresso Nacional, está suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O argumento do ministro Roberto Barroso, autor da decisão, foi que a criação do piso sem uma fonte de recursos garantida levaria a demissões no setor e colocaria em risco a prestação de serviços de saúde.

Da Redação – ND

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *