Sancionada lei que institui política de incentivo à agricultura de precisão

Bolsonaro veta projeto que proíbe construções hostis em espaços públicos
dezembro 14, 2022
Cancelada reunião da CCJ desta quarta-feira
dezembro 14, 2022

Agropecuária

Política tem entre as diretrizes o apoio à inovação em todas as etapas de produção e a sustentabilidade ambiental e socioeconômica

14/12/2022 – 09:21  

Renato Araújo/Agência Brasília

Objetivo é fomentar desenvolvimento de tecnologias para melhorar a produtividade

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 14.475/22, que institui a Política Nacional de Incentivo à Agricultura e Pecuária de Precisão, com o objetivo de ampliar a utilização de técnicas de produção agropecuária no Brasil.

A agropecuária de precisão utiliza tecnologia de ponta, como rastreamento por GPS e sensores colocados no solo, para otimizar o uso de insumos e aumentar a produtividade.

A lei tem origem em projeto (PL 149/19) do deputado Heitor Schuch (PSB-RS), aprovado na Câmara e no Senado. O texto da lei foi publicado nesta quarta-feira (14) no Diário Oficial da União.

Diretrizes


Pela lei, a nova política terá como principais diretrizes o apoio à inovação em todas as etapas de produção; a sustentabilidade ambiental e socioeconômica; o desenvolvimento tecnológico e sua difusão; e a ampliação de rede de pesquisa, desenvolvimento e inovação do setor agropecuário.

Para garantir a execução da política, a lei prevê assistência técnica e extensão rural, capacitação gerencial e a formação de mão de obra qualificada no campo e acesso a linhas de crédito para equipamentos.

Na formulação e execução da política, os órgãos competentes deverão, entre outros pontos, estabelecer parcerias com entidades públicas e privadas, considerar as reivindicações dos produtores rurais e fomentar pesquisa e desenvolvimento de tecnologias.

Reportagem – Janary Júnior

Edição – Marcia Becker

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *