Casa da Rabeca promove o 27º Encontro de Cavalo Marinho

Publicação reúne coleção de obras de arte espalhadas pelos seus espaços públicos do Recife
20 de dezembro de 2022
Várzea, no Recife, recebe edição do Circuito Azougue Festival de Cultura Popular
20 de dezembro de 2022

Um dos mais tradicionais eventos do Ciclo Natalino de Pernambuco, volta a ser realizado este ano. O 27º Encontro de Cavalo Marinho, retoma no pós-pandemia reforçando a importância da cultura popular e da celebração do Natal. Com diversas atrações já confirmadas, acontecerá no domingo (25.), a partir das 16h, no Espaço Ilumiara; e das 18h, na Casa da Rabeca do Brasil, com entrada inteiramente gratuita.

O Encontro de Cavalo Marinho foi criado pelo saudoso Mestre Salustiano, falecido em 2008 e fundador da Casa da Rabeca, que deixou para filhos e netos o legado de preservar a cultura popular no espaço idealizado por ele. Este ano, participam da festa, os grupos de Cavalo Marinho Boi Matuto, de Olinda; Boi Pintado e do Mestre Batista, ambos de Aliança; Estrela Brilhante, Estrela de Ouro e Boi Brasileiro, os três de Condado; e o Família Salustiano. A iniciativa conta com apoio da Fundarpe, da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco e da Prefeitura de Olinda.

CAVALO MARINHO – Variação do Bumba-Meu-Boi, o Cavalo Marinho é típico da Zona da Mata nordestina e tem relação próxima com a religiosidade local, atingindo seu ápice na época natalina. Com performances que envolvem música, teatro, coreografias e falas improvisadas, e prestam homenagem aos Reis Magos, que na tradição cristã teriam visitado Jesus logo após o seu nascimento, trazendo presentes para a criança.

CICLO NATALINO – O Encontro do dia 25 de dezembro marca o ciclo de comemorações natalinas da Casa da Rabeca, e é realizado pelo espaço desde 1995, por iniciativa do Mestre Salustiano, uma das mais emblemáticas personalidades da cultura popular do Estado.

Serviço


27º Encontro de Cavalo Marinho


Quando: 25 de dezembro de 2022 (domingo), às 16h (Espaço Ilumiara) e às 18h (Casa da Rabeca)


Onde: Espaço Ilumiara e Casa da Rabeca (Cidade Tabajara – Olinda/PE)


Entrada e estacionamento gratuitos

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *