Governo solicita retirada de tramitação de projeto sobre excludente de ilicitude

Comissão temporária dos ianomâmis ouve representantes do governo nesta terça
10 de abril de 2023
Frente do Setor de Serviços será reinstalada nesta terça-feira
10 de abril de 2023

Segurança

Lula também pediu a interrupção de tramitação de outros três projetos da gestão anterior

10/04/2023 – 11:54  

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Projeto foi enviado pela gestão anterior

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou a retirada de tramitação do projeto (PL 6125/19) que prevê o excludente de ilicitude para os policiais e membros das Forças Armadas em operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). A solicitação de retirada foi publicada no Diário Oficial da União.

O projeto estabelece que não há crime nas mortes ou lesões ocorridas em confrontos policiais no caso de reação a injusta agressão. O policial só poderá ser responsabilizado se houver excesso de força intencional e, mesmo nesses casos, o juiz poderá atenuar a pena.

Enviado pelo governo Bolsonaro, o projeto não chegou a ser analisado. Agora, o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira, decidirá sobre o pedido do governo. Se aceitar, a proposta será arquivada.

Lula também pediu a interrupção de tramitação de outros três projetos da gestão anterior. São eles:

PL 3227/21: limita a exclusão de conteúdos e de perfis pelas plataformas de redes sociais;

– PL 1583/22: autoriza a União a vender os seus direitos nos contratos de exploração da camada pré-sal sob o regime de partilha; e

– PL 1/23: institui a Política Nacional de Longo Prazo, que vai definir os objetivos estratégicos nacionais para o horizonte de 36 anos.

Em março, o governo já havia solicitado ao Congresso a retirada de tramitação do projeto que viabiliza a exploração mineral em terras indígenas demarcadas (PL 191/20).

Reportagem – Janary Júnior

Edição – Rachel Librelon

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *