Direitos Humanos

20/04/2023 – 18:44  

Vinícius Loures/Câmara dos Deeputados

Maria Rosas, procuradora da Mulher

A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados promove, na terça-feira (25), conferência com o tema “Políticas públicas e orçamento sensíveis aos direitos das mulheres como porta de entrada para a boa governança pública: pensando a agenda legislativa à luz dos princípios da OCDE”. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) tem trabalhado e oferecido conceitos e metodologias para a implantação de políticas públicas e elaboração de orçamentos na perspectiva dos direitos das mulheres.

De acordo com a procuradora da Mulher, deputada Maria Rosas (Republicanos-SP), a Secretaria da Mulher tem atuado para “promover debates em torno da capacitação dos mandatos, com o objetivo de qualificar colaboradores que atuam na área orçamentária para um melhor planejamento orçamentário voltado às políticas públicas para mulheres.”

Para falar sobre o tema, foi convidada a consultora de Orçamento do Senado Federal Rita de Cássia Leal, uma das responsáveis pela elaboração do Painel Orçamento Mulher e integrante da Rede Orçamento Mulher. A consultora defende o protagonismo do Legislativo na definição do orçamento voltado às mulheres e recomenda que o Parlamento adote medidas para que a governança orçamentária “convirja para as melhores práticas internacionais preconizadas sobre o assunto”. O evento pretende promover debate sobre a seguinte questão: de que modo a agenda legislativa pode induzir essas inovações institucionais a partir da perspectiva de gênero?.

O evento será realizado das 10 às 12 horas, no Auditório Freitas Nobre, com transmissão ao vivo pelo canal YouTube da Câmara dos Deputados.

Da Redação – AC

Com informações da assessoria de imprensa da Secretaria da Mulher

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura ‘Agência Câmara Notícias’.