Comissão de Legislação Participativa debate Dia Mundial de Jerusalém

Veja imagens da homenagem ao Acampamento Terra Livre, na Câmara
abril 25, 2023
Adiada a votação de projeto que regulamenta a praticagem
abril 25, 2023

25/04/2023 – 12:22  

Depositphotos

Porta dourada e muralha da Jerusalém histórica

A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta quarta-feira (26) sobre o tema: “Dia Mundial de Jerusalém”. A audiência será às 15 horas, no plenário 3.

O deputado Leonardo Monteiro (PT-MG), que pediu o debate, lembrou que Jerusalém é uma das cidades mais antigas do mundo e considerada sagrada para as três religiões monoteístas: judaísmo, cristianismo e islamismo.

“Líderes de todas três (religiões) já governaram a Cidade Santa, uma vez ou outra. Jerusalém foi fundada no IV milênio A.C e foi destruída pelo menos duas vezes, sitiada 23 vezes, atacada 52 vezes e capturada e recapturada outras 44 vezes”, disse.

A data comemorativa pelo Dia Mundial de Jerusalém (19 de abril) foi instituída em 1979 pelo líder da revolução islâmica do Irã, o Aiatolá Khomeini, por considerar que “a causa palestina é uma questão internacional, de soberania e de direitos humanos”, disse o deputado.

Monteiro considera o desrespeito e as violações à Jerusalém histórica como um desrespeito à diversidade e à tolerância religiosa.

“Diversas resoluções das Nações Unidas fazem referência ao status de Jerusalém como uma cidade ocupada e sob o controle internacional. Seu legado religioso, histórico e civilizacional é fundamental a árabes, muçulmanos e cristãos e ao mundo em geral. Segundo o direito internacional, os lugares sagrados para muçulmanos e cristãos localizados em Jerusalém pertencem exclusivamente ao povo palestino”, disse.

Debatedores


Foram convidados para o evento:


– o embaixador da República Islâmica do Irã, Hossein Gharib;


– o vice-presidente do Instituto Brasil-Palestina, Sayid Marcos Tenório; e


– o presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil, Ualid Rabah.

Saiba mais sobre a audiência pública

Da Redação – RS

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *