Paim destaca aumento da população que vive na rua e pede políticas de inclusão

CDH debate violações sofridas por povos tradicionais
23 de maio de 2023
Humberto Costa destaca avanços do governo Lula
23 de maio de 2023

Em pronunciamento nesta terça-feira (23), o senador Paulo Paim (PT-RS) destacou a necessidade de combater a exclusão social no país. Segundo ele, houve um aumento expressivo de pessoas vivendo em condição de extrema pobreza, agravando as desigualdades socioeconômicas no Brasil.

— Isso demonstra a ineficiência do sistema de proteção social existente. A falta de políticas públicas expõe a população de rua a uma situação humilhante, dificultando ainda mais o caminho do reencontro com a autoestima e com a dignidade ao longo da sua vida. Sabemos que as causas do problema são estruturais e que a solução passa pela adoção de uma política econômica e social centrada na geração de emprego, renda e bem-estar social — afirmou.  

O senador citou pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que mostra que a população em situação de rua no Brasil chega a 281 mil pessoas, um aumento de 38% desde 2019, período durante e pós-pandemia de covid-19. O estudo indica que a Região Sudeste concentra mais da metade dessa população, com 151 mil pessoas. O crescimento desse segmento de pessoas vulneráveis foi de 211% nos últimos 10 anos, enquanto a população brasileira cresceu apenas 11% no mesmo período.

Paim destacou a “ineficiência do sistema de proteção social” existente. É preciso, segundo ele, que iniciativas emergenciais sejam tomadas para combater esse aumento preocupante de pessoas vulneráveis nas ruas. Para o senador, o governo precisa adotar medidas concretas para melhorar a vida dessas pessoas, com geração de emprego, renda e bem-estar social.

Além disso, o senador aproveitou para pedir a votação de projeto de autoria dele (PL 6.802/2006) que cria o Programa de Inclusão Social da População em Situação de Rua. O projeto já foi aprovado no Senado e está para ser votado na Câmara desde 2006. Ele também pediu a votação, na Câmara dos Deputados, do PL 3.253/2019, que regulamenta a profissão de agente de coleta de resíduos, de limpeza e de conservação de áreas públicas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *