Comissão de Trabalho aprova proposta de Carlos Veras que amplia seguro-desemprego para resgatados do trabalho escravo

prefeitura-do-jaboatao-inaugurara-avenida-pau-brasil-em-dois-carneiros-com-oferta-de-diversos-servicos-a-populacao-nesta-quinta-feira(10)
Prefeitura do Jaboatão inaugurará Avenida Pau Brasil em Dois Carneiros com oferta de diversos serviços à população nesta quinta feira(10)
agosto 7, 2023
oito-conjuntos-habitacionais-do-recife-passam-por-processo-de-regularizacao-fundiaria
Oito conjuntos habitacionais do Recife passam por processo de regularização fundiária
agosto 7, 2023
comissao-de-trabalho-aprova-proposta-de-carlos-veras-que-amplia-seguro-desemprego-para-resgatados-do-trabalho-escravo

comissao-de-trabalho-aprova-proposta-de-carlos-veras-que-amplia-seguro-desemprego-para-resgatados-do-trabalho-escravo

A Comissão de Trabalho da Câmara aprovou, na última semana, o Projeto de Lei 3168/21, do deputado Carlos Veras (PT-PE), que aumenta de três para seis parcelas, no valor mensal de um salário mínimo cada (R$ 1.320 hoje), o seguro-desemprego destinado a quem for resgatado do trabalho em condição análoga à escravidão. A proposta prevê também que o seguro-desemprego será pago a indivíduos resgatados do tráfico de pessoas.

“É fundamental garantir a adequada assistência às vítimas. O ideal é que ninguém seja submetido ao trabalho análogo ao de escravo ou ao tráfico de pessoas. Entretanto, na ocorrência desses crimes – o que, infelizmente, ainda é uma realidade no Brasil –, é preciso garantir o mínimo para que essas pessoas possam viver de forma digna”, afirmou Carlos Veras, autor do PL.
O deputado, que presidiu a Comissão de Direitos Humanos e Minorias em 2021, conta que elaborou a proposta a partir de uma sugestão feita pela Coordenação Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas do Ministério Público do Trabalho em audiência pública da CDHM. “Os relatos mostraram que três parcelas não são suficientes e que essas pessoas permaneciam em condições frágeis, podendo voltar a ser vítimas novamente de situações de exploração. O objetivo é romper com esse ciclo, garantir um salário mínimo e oportunidade de qualificação”, completou Veras.

Também de acordo com a proposta, a pessoa resgatada deverá ser encaminhada para qualificação profissional e recolocação no mercado de trabalho por meio do Sistema Nacional do Emprego (Sine). O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Blog do Jorge Lemos
Foto: Divulgação

The post Comissão de Trabalho aprova proposta de Carlos Veras que amplia seguro-desemprego para resgatados do trabalho escravo first appeared on Hoje Pernambuco.

Fonte: Hoje Pernambuco
www.hojepe.com.br

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *