Senado aprova proteção de crianças como parte da formação de educadores

por-que-mudanca-climatica-pode-impulsionar-terremotos-e-erupcoes-vulcanicas
Por que mudança climática pode impulsionar terremotos e erupções vulcânicas
24 de agosto de 2023
sinpol-pe-realiza-assembleia-em-prol-da-valorizacao-dos-policiais-civis-de-pernambuco
SINPOL-PE realiza Assembleia em prol da valorização dos Policiais Civis de Pernambuco
24 de agosto de 2023
senado-aprova-protecao-de-criancas-como-parte-da-formacao-de-educadores

O Senado aprovou nesta quarta-feira (23) um projeto de lei que inclui a proteção dos direitos de crianças e adolescentes na formação de profissionais de educação. A senadora Teresa Leitão foi a relatora do projeto, que tem a autoria da deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ).

De acordo com o texto (PL 5.016/2019), a identificação de maus tratos, de negligência e de violência sexual praticados contra menores passa a fazer parte dos princípios de atendimentos do SUS.

No relatório, Teresa Leitão destacou que, somente entre janeiro e abril deste ano, o Disque 100 da Secretaria de Direitos Humanos recebeu 69,3 mil denúncias e registrou 397 mil violações de direitos da criança. “Esses números demonstram que é preciso desenvolver e aprimorar mecanismos de identificação, denúncia e prevenção a todas as situações que ponham crianças e adolescentes em risco”.

Para a senadora, o projeto reafirma a preocupação constitucional com a saúde integral de crianças e adolescentes no país. Ela acredita que isso pode fazer da escola e do SUS importantes colaboradores no reconhecimento de situações de ameaça à saúde de crianças e adolescentes.

Aprovado no Senado, o projeto segue agora para sanção presidencial.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *