

Conferência Municipal de Cultura de Jaboatão dos Guararapes: Definição de Eixos para o Futuro Cultural da Cidade
Jaboatão dos Guararapes encerrou sua 4ª Conferência Municipal de Cultura, marcando um momento crucial para a comunidade cultural da cidade. O evento, realizado na Faculdade Cespu, reuniu durante dois dias servidores municipais, comunidades culturais, artistas, produtores e membros da sociedade civil. Sob a liderança do prefeito Mano Medeiros, a conferência foi palco de debates intensos e definições importantes para o futuro cultural de Jaboatão.
Seis eixos fundamentais foram delineados durante a conferência, delineando as diretrizes para o cenário cultural local. Estes eixos incluem questões de Institucionalização, marcos legais, sistema nacional de cultura e plano municipal de cultura; Democratização do acesso à cultura e participação social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade cultural e transversalidades de gênero, raça e acessibilidade na política cultural; Economia criativa, trabalho, renda e sustentabilidade; e, por fim, Direito às artes e linguagens digitais. Todas essas propostas agora serão levadas para a Conferência Estadual de Cultura, marcada para o próximo mês de novembro.
O prefeito Mano Medeiros expressou seu apoio incondicional à causa cultural local: “A conferência reforça o compromisso da gestão municipal em fomentar projetos e ações que valorizem ainda mais a cultura local. Jaboatão tem uma tradição cultural forte e uma linda história de luta e conquistas. Eventos como este mostram o quão é importante apoiar a cena cultural jaboatonense. Parabéns a todos os envolvidos nesse processo”, afirmou.

Pedro Henrique, secretário Executivo de Turismo e Cultura do Jaboatão, enfatizou a importância do evento como um fórum para a sociedade civil: “A conferência é um momento de debate junto com a sociedade civil, para traçar diretrizes para a cultura do município. Posteriormente, iremos elaborar o Plano Municipal de Cultura do Jaboatão para deixarmos um ativo cultural para a cidade”.
Os artistas locais também elogiaram a iniciativa da prefeitura em promover esse diálogo construtivo. Lua, uma cantora jaboatonense, expressou sua gratidão: “Para mim, como artista de Jaboatão, é muito importante participar dessa conferência, porque eu consigo compreender o que a gestão municipal vem planejando para atender a classe artística. Além disso, eu posso opinar e debater propostas, junto com outros artistas sobre este tema”.
Com as bases agora estabelecidas, Jaboatão dos Guararapes se prepara para um futuro cultural promissor, impulsionado pelo engajamento ativo de sua comunidade criativa e pela visão da administração municipal.
Fotos: Divulgação